Por bferreira

Rio - Começar um negócio do zero, sem o apoio de uma franquia, requer bom planejamento e estudo profundo de aspectos como sazonalidade, concorrência e custo, entre outros itens.

O passo inicial é pesquisar cuidadosamente o mercado em que se pretende atuar. Esta etapa é importante porque vai direcionar estratégias e o local mais adequado para se estabelecer e enfrentar a concorrência. Em seguida fazer um Plano de Negócios, ou seja, planejar seu empreendimento.

Além de definir o que você quer, é necessário saber o que a área que pretende investir está pedindo. Isso auxilia muito na configuração de um negócio rentável. Se o futuro empreendedor pesquisar bem, vai encontrar padrões que podem auxiliar a criar e a manter a empresa.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

Quero abrir uma loja de sorvetes de iogurte, mas sem buscar por franquias. Como faço para iniciar este empreendimento do zero?

Aparecido, por e-mail

Prezado Aparecido, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Nela, será possível avaliar se há clientela para o tipo de negócio que você quer abrir na localidade escolhida para montar o empreendimento.

No mercado, há empresas juniores (confira no site www.riojunior.com.br) que podem fazer este trabalho a um custo mais acessível. Paralelamente a isso, é importante elaborar um Plano de Negócios, no qual você vai reunir informações fundamentais para planejar seu empreendimento.

Ou seja, quem são seus concorrentes diretos, quais são os diferenciais que sua empresa deve oferecer, qual será o custo envolvido, entre outros.

É muito importante que neste seu planejamento saber que uma sorveteria é um negócio que lida com a sazonalidade, ou seja, o movimento pode cair acentuadamente no inverno. Logo, é fundamental estabelecer estratégias para reduzir os impactos dessa oscilação.

Por exemplo: os produtos diferenciados, as promoções, além de trabalhar adequadamente o controle financeiro para que o impacto da queda nas vendas seja o menor possível.

Outro ponto fundamental é mapear o próprio setor. Nos últimos anos foram abertas várias marcas de sorvete de iogurte e quase todas são franquias.

Com isso, a qualquer momento você poderá enfrentar, no seu mercado-alvo, um concorrente que tenha o suporte sólido de um franqueador.

O Sebrae-RJ tem uma ferramenta de extrema valia que pode lhe auxiliar a elaborar o Plano de Negócios e te ajudar a lidar com seu empreendimento. É o Negócio Certo (www.negociocerto.sebrae.com.br). Vale a pena também procurar uma de nossas unidades para uma consultoria com um de nossos especialistas. Confira o endereço de um Sebrae mais próximo emhttp://goo.gl/fZ62B.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar