Por thiago.antunes

Rio - Uma inusitada e educativa competição chega no próximo domingo à sua 7ª edição: o Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular. Quem atirar mais longe um aparelho antigo, e quebrar o recorde do torneio, ganhará uma viagem para Porto Seguro (Bahia), com direito a acompanhante. Caso não surja novo recorde, a viagem será sorteada entre os participantes. Cerca de 100 prêmios serão distribuídos na competição, num total de R$ 20 mil.

Arremesso de celular dá prêmioiStockphoto

O evento acontece no Gramadão de Itaipu, em Foz do Iguaçu, junto com o 6º Mundial de Arremesso de Notebook e o 4º Mutirão de coleta de resíduos eletrônicos. A proposta principal é conscientizar as pessoas sobre a correta destinação final dos resíduos eletrônicos. Somando as três últimas edições, quando começou a arrecadação, 21 toneladas de resíduos tiveram o encaminhamento correto.

Nas seis edições, 1.503 celulares foram para o ar e dez toneladas de alimentos, arrecadadas. Cada participante pode levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer dois arremessos. Para cada lançamento, o competidor deverá ainda entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. No caso do notebook, são cinco quilos. As inscrições podem ser feitas na hora.

Reciclagem também se aprende na escola

A coleta seletiva do Projeto Socioambiental do Colégio Teresiano ganhou um reforço, na Feira de Ciência e Tecnologia, a CIT, no fim de semana passado. Os alunos praticam a reciclagem o ano todo, recolhendo recicláveis que são repassados a projetos sociais. Até o dia 30, a meta, iniciada em julho, é separar 600 garrafas PET, 500 pilhas, 130 eletrônicos, 450 quilos de papel e 40 litros de óleo de cozinha.

Alunos aprendem e praticam reciclagem em colégioDivulgação

Na CIT, com o lema ‘Cuidar e cooperar para o bem viver’, os estudantes também deram aulas sobre reaproveitamento de alimentos, alimentação saudável, plantio de hortas e conservação da água e dos rios, como o Rainha, que corta o terreno do colégio na Gávea.

Boas ações em dia

A Natura lançou refil dos perfumes da linha Natura Ekos: são frascos de PET 100% reciclado pós-consumo, que reduzem em 72% a emissão de carbono na sua produção. A empresa é pioneira na utilização de refis que, além de econômicos, reduzem o impacto ambiental.

O ônibus-biblioteca do projeto Livros nas Praças, patrocinado pelas Lojas Americanas e Americanas.com, passará até dezembro por dez praças. Na Baixada, percorrerá São João de Meriti, Belford Roxo, Caxias e Nova Iguaçu. Na capital, os bairros de Campo Grande, Gamboa, Leme, Madureira, Tijuca e Vila Isabel. As pessoas poderão ler e emprestar livros gratuitamente.

Você pode gostar