Cerveja Skol lidera ranking no país

Marca é mais valiosa no Brasil e segunda da América Latina. Mexicana Corona está no topo

Por O Dia

Rio - A cerveja brasileira Skol, da AB-Inbev, ficou em segundo lugar na América Latina entre as 50 marcas mais valiosas da região, conforme estudo anual promovido pela consultoria BrandZ. Na primeira colocação, pelo segundo ano consecutivo, está a mexicana Corona, do Grupo Modelo, no valor de US$ 8 bilhões (R$ 19,2 bi). A pesquisa engloba marcas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México.

Em terceiro, a rede de varejo chilena Falabella. No ranking dos dez nomes, cinco são cervejas, duas do setor varejista, duas operadoras de telecomunicações e uma é instituição financeira. No levantamento das mais valiosas no país, a Skol é seguida pelo Bradesco e Brahma. Entre as top 10, quatro marcas são de cervejas e duas são de bancos.

Este ano, o valor total das 50 tops mais valiosas teve queda de 4,5% em comparação com 2013, diminuindo de US$ 135,3 bilhões (R$324,72 bi) para US$129,2 bilhões (R$ 310,08 bi). Houve crescimento nos setores de cerveja (13%), alimentação (21%) e varejo (14%). Uma das principais razões para o avanço é a implementação de estratégias para atender à crescente expansão da classe média.

As mexicanas têm a maior proporção na lista, com a contribuição passando de 29% para 33%, em 2013, liderada pela boa performance das marcas de cerveja, operadoras de telecomunicação, varejo e bancos. A proporção das marcas brasileiras caiu de 28% para 24%.

Últimas de _legado_Economia