Por leonardo.rocha

Rio - Atento às tendências da área de Design de Interiores, o Senac RJ é a primeira instituição de ensino do Estado do Rio a ter um arquivo de materiais responsáveis, uma Materioteca. Para isso, a instituição chamou a MateriaBrasil, empresa de consultoria ambiental nas áreas de material, design, inovação e certificação, para disponibilizar um acervo de 50 materiais para os estudantes do curso Técnico em Design de Interiores.

Um acervo será fixo na Unidade Barra da Tijuca II e outro será móvel, alocado primeiramente na Unidade de Botafogo, mas que circulará em outras Unidades do Senac RJ. Os materiais também estão expostos, até o dia 19 de outubro, na mostra de decoração Morar Mais por Menos, na Barra da Tijuca (Rua Presciliano da Silva, 188).

Para a gerente de cursos de Design do Senac RJ, Milena Puma, a iniciativa contribui para que os alunos se preparem melhor para uma realidade de mercado, já que o uso de materiais sustentáveis é uma demanda cada vez maior em projetos de interiores: “Formamos profissionais do futuro e precisamos inovar. Já incluímos Sustentabilidade como tema em nossa grade curricular, mas é preciso fazer com que nossos alunos conheçam de perto os insumos que usarão na vida profissional. Por isso decidimos trazer a MateriaBrasil e a materioteca para dentro dos cursos”.

Plataforma on-line
A Materia Brasil também disponibiliza uma plataforma on-line com nome e informações atualizadas sobre cada produto. Essa plataforma pode ser acessada diretamente no site ou por QR Code. Esse é hoje o maior acervo brasileiro de materiais fabricados por fornecedores responsáveis, prioritariamente nacionais, que se preocupam com os impactos ambientais e sociais de suas criações. Estão disponíveis para consulta 160 materiais, produzidos por mais de 100 fabricantes.

Você pode gostar