Consumo de eletricidade no Brasil sobe 0,42% em setembro, diz CCEE

O consumo total de energia apurado foi de 59.753 megawatts (MW) médios, sendo 45.030 MW médios no mercado regulado e 14.723 MW médios no mercado livre de energia

Por O Dia

Rio - O consumo de energia elétrica no sistema elétrico nacional cresceu 0,42% em setembro na comparação com mesmo mês de 2013 enquanto a geração elétrica no país aumentou 0,82%, apontam dados preliminares de medição apurados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O consumo total de energia apurado foi de 59.753 megawatts (MW) médios, sendo 45.030 MW médios no mercado regulado e 14.723 MW médios no mercado livre de energia, informou a CCEE no boletim InfoMercado Semanal, divulgado nesta sexta-feira.

Com esse resultado, o mercado livre, do qual fazem parte a maioria dos consumidores de energia industriais do país, registrou uma queda de 4% da demanda em setembro em relação a mesmo mês do ano passado, o que reflete cenário de queda na produção industrial.

Já na geração elétrica, que somou 62.184 MW médios em setembro, o destaque ficou para a energia eólica, que cresceu 97,4% ante mesmo período do ano passado, principalmente pela entrada em operação comercial de novas centrais geradoras ao longo dos últimos 12 meses.

As grandes hidrelétricas, que estão gerando menos que a garantia física diante do baixo nível dos reservatórios, tiveram uma queda de 9,9% na geração de energia. Enquanto isso, as termelétricas aumentaram a geração em 32%.

A medição prévia sobre dados do consumo e geração elétrica em setembro foi registrada por 9.317 pontos conectados ao Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE) da CCEE, sendo que apenas 2,8% apresentaram dados faltantes no período.

Últimas de _legado_Economia