Por felipe.martins

Rio - Quem está começando a estudar para concurso público normalmente fica perdido por não saber ao certo por onde iniciar, quantas horas deve se dedicar por dia e que disciplinas priorizar. Um bom caminho é fazer curso preparatório para receber dicas importantes dos professores e também de colegas de turma que já estudam há mais tempo.

Treinar questões de provas anteriores e definir uma área do setor público para se dedicar estão entre as principais recomendações de especialistas do segmentos. Fazer um planejamento de estudo diário e semanal também vai ajuda muito.

Não se esqueça nunca que, como candidato, você deverá ter sempre em mente a busca constante de seu aperfeiçoamento.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou pensando em começar a estudar para concursos. Qual a melhor maneira para poder sair-me bem? Devo entrar num curso preparatório ou não?” Moacir, e-mail

Moacir, este é um processo que depende de muita dedicação e deve se tornar um projeto de vida por parte do candidato. Entre as principais iniciativas está abrir mão de algumas coisas de que tanto gosta. Vamos supor que você costume sair todos os fins de semana e dormir tarde. Essa é uma posição que deverá ser mudada enquanto estiver estudando. Só assim terá êxito. Quanto ao curso preparatório é fundamental nesse processo, pois ali você terá contato com professores especializados.

Pode escolher um presencial ou um online. Dependerá da sua disponibilidade. Ao optar por um presencial, a diferença é que estará de cara com os seus ‘concorrentes’ que sempre estarão estimulando o seu estudo. É fundamental ter contato com curso preparatório, pois terá um direcionamento certo em relação ao que estudar ou não. Assim, vai conseguir economizar tempo na medida em que eles apresentam a matéria de forma concisa e dirigida. Dedicar-se ao estudo é difícil, sozinho então, nem se fala! O curso trará outra visão do processo e irá acelerar o seu aprendizado. No entanto, é essencial dedicar algumas horas de seu dia para estudar em casa também.

Momento em que deverá intensificar o seu treinamento por meio de questões anteriores das provas do concurso que escolheu e da banca que irá organizá-lo. É importante observar a similaridade de disciplinas nos concursos que escolher. Quando você define uma área e procura prestar todos os concursos afins àquela área escolhida, as chances de aprovação aumentam. Afinal, as disciplinas básicas são as mesmas. Gostaria de aproveitar e convidar a todos para assistir a uma aula gratuita de Língua Portuguesa, no Universo do Concurso, no domingo dia 12, das 13h às 16h. Mais informações envie um email para [email protected]

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar