Sustentabilidade virou brincadeira

Com ensinamentos sobre a Amazônia, manejo florestal, sistemas agroecológicos e espécies locais de fauna e flora, o Instituto Mamirauá produziu cinco jogos didáticos

Por O Dia

Rio - Com ensinamentos sobre a Amazônia, manejo florestal, sistemas agroecológicos e espécies locais de fauna e flora, o Instituto Mamirauá produziu cinco jogos didáticos, disponíveis para download gratuito pela internet (www.mamiraua.org.br). Em suas atividades educativas, o Mamirauá utiliza os jogos em grande formato. Na versão para download, educadores e interessados em geral podem baixar o arquivo (PDF) em formato A3 e imprimir.

Sustentabilidade virou brincadeiraDivulgação

A ‘Trilha Ecológica’ é um dos jogos. De tabuleiro, aborda cuidados com o meio ambiente e informa sobre a água e o uso sustentável das florestas. Também estão disponíveis três jogos da memória. O ‘Jogo da memória - Interações entre animais e a floresta’ é um painel que possibilita o exercício de memorização com imagens e textos. O tema é a dispersão de sementes e a polinização de flores, oferecidos pelos animais às plantas, em troca de alimentos.

O ‘Jogo da memória - Fauna e Flora das Reservas Mamirauá e Amanã’ traz vinte imagens, com nome popular e científico de animais e plantas das reservas. Por fim, o ‘Jogo da Memória - Sistema Agroecológico’ ensina sobre as diferentes formas de uso do solo. Há, ainda, o jogo de erros e acertos, que apresenta iniciativas em prol da conservação e outras, contrárias à proteção ambiental.

Temporada de tartaruguinhas

Bem perto de um canteiro de obras, a vida brota nas areias da Praia do Furado, entre os municípios de Quissamã e Campos. Começou a temporada de desova de tartarugas marinhas da espécie cabeçuda (Caretta caretta), e o ‘berçário’ fica na área de obras do Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, executadas pelo Terra e Mar, consórcio liderado pela Odebrecht Infraestrutura.

Vida brota nas areias da Praia do FuradoReprodução

Sempre que um ninho de tartaruga é encontrado, as máquinas são desligadas e o local, interditado até que biólogos do Centro Técnico Ambiental façam o transporte dos embriões para local seguro. O processo reprodutivo começou este mês e vai até março do ano que vem.

Boas ações em dia

O projeto Eco Pizza, da Patroni Pizza, substitui a tradicional madeira de eucalipto pelo briquete, lenha ecológica 100% reciclada. Em 2013, a rede evitou a derrubada de área equivalente a 67 ‘maracanãs’. Para 2014, a meta é aumentar a área em 16,5%. O briquete também faz menos fumaça que a lenha.

O CEL entrega amanhã 800 brinquedos em hospitais e ONGS. Os presentes de Dia das Crianças foram arrecadados pelo projeto CEL Solidário. A escola na Lagoa também recolheu alimentos e livros.

O Outback Leblon realiza amanhã (até 14h) almoço em prol do Solar Meninos de Luz, que atende 400 crianças carentes.

Últimas de _legado_Economia