Por thiago.antunes

Rio - Para quem planeja aprender uma nova profissão, esse é o momento. O Rio de Janeiro tem mais de 39 mil vagas gratuitas abertas para cursos de especialização e graduação. As oportunidades são do Senai, para aulas de qualificação, e para as vagas de Ensino Superior a distância no Cederj.

No Senai, as oportunidades são para mais de 30 profissões. Entre elas, estão administrador de banco de dados, ajustador mecânico, almoxarife, almoxarife de obras, aplicador de revestimento cerâmico, assistente de operação de logística e auxiliar-administrativo.

Senai Rio abriu inscrições para 2.045 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional presencial em diversas áreasDivulgação

As vagas são para as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Benfica (Centro de Tecnologia Automação e Simulação), Campos, Cinelândia, Itaguaí, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã (unidade Artes Gráficas), Maracanã (Centro de Tecnologia Solda), Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, São Gonçalo, Teresópolis, Tijuca, Vassouras (Centro de Tecnologia Alimentos e Bebidas) e Vicente de Carvalho.

Os pré-requisitos para inscrições variam de acordo com o curso. Mais informações sobre quem pode participar de cada um deles e prazos para cadastro são obtidas pelo 0800 0231 231 ou por meio do e-mail [email protected] .

O Senai também está com inscrições abertas para 30 mil vagas em cursos a distância gratuitos. Os temas abordados são relacionados ao consumo consciente de energia, educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, lógica de programação e propriedade intelectual.

A taxa de inscrição para o vestibular do Cederj é de R%24 65 com cadastro sendo feito por meio da internetDivulgação

Os cursos têm carga horária de 14h cada e são 100% online. Para participar, basta acessar o site www.firjan.org.br/competências e se cadastrar. É preciso ter, no mínimo, o Ensino Fundamental completo. Os alunos aprovados recebem certificado de conclusão emitido pelo Senai Rio. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.firjan.org.br/competencias ou pelo telefone 0800 0231 231.

7.169 vagas no Cederj

O Vestibular do Consórcio Cederj oferece 7.169 vagas em instituições públicas de Nível Superior no Estado do Rio, na modalidade semipresencial de ensino a distância (EaD), para 15 graduações. Integram o Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), o Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.

“Com a metodologia a distância (EaD), ampliamos de forma significativa o acesso da população à formação superior em engenharia no nosso estado”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky. Os cursos oferecidos são de administração, administração pública, licenciaturas em ciências biológicas, física, geografia, história, letras e matemática.

Também há oportunidade exclusiva para profissionais da ativa. O curso de tecnologia em segurança pública é destinado para esse público. Além disso, podem participar também guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, entre outras carreiras da ativa.

No ensino EaD, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.cederj.edu.br. O valor de cadastro taxa é R$65. Durante o processo, é necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova está marcada para o dia 22 de novembro e os aprovados vão começar a graduação no primeiro semestre letivo de 2015

Arco Metropolitano cria 18 mil postos

Os investimentos para os municípios beneficiados pela obra do Arco Metropolitano totalizaram R$ 12 bilhões desde 2007. De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, nas cidades diretamente afetadas na primeira fase da obra — Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica — foram identificados, nos últimos sete anos, a geração de 18 mil empregos.

Com objetivo de expandir as áreas disponíveis para instalação de novas indústrias, com facilidades logísticas e de infraestrutura, a Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) estuda a viabilidade de áreas para novos distritos industriais que chegam a 58 quilômetros quadrados.

“É evidente que o Arco Metropolitano traz vantagens logísticas espetaculares para o Rio de Janeiro. E os benefícios dessa grande obra estão contribuindo diretamente para a atração de investimentos muito importantes para o desenvolvimento dessa região”, avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

A primeira fase do projeto, inaugurada no início de outubro, tem 71,2 quilômetros, entre os municípios de Itaguaí e Duque de Caxias. Em toda sua extensão, a via chegará até Itaboraí, em um percurso total de 145 quilômetros.

2.170 vagas abertas no Rio

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) está com 2.170 vagas para os Ensinos Fundamental, Médio e Superior, além de mais 374 oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, totalizando 2.544 vagas.

Para se candidatar basta levar identidade, CPF, carteira de trabalho e PIS a um dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR). Ao fazer o cadastro em um dos postos, o candidato já pode sair com um encaminhamento de emprego na hora, se houver vaga disponível, conforme seu perfil. O currículo também pode ser enviado com a vaga desejada no assunto para [email protected] ou [email protected]

Oportunidades

Há vagas para ajudante de açougueiro, ajudante de cozinha, ajudante de padeiro, ajudante de serralheiro, atendente de lanchonete, cozinheiro de hospital, cozinheiro geral, faxineiro, garçom, montador de estruturas metálicas, operador de carga e descarga, repositor em supermercados, além de serralheiro.

Você pode gostar