Por bferreira

Rio - Acontecem pelo menos cinco mudanças na carreira ao longo da vida profissional de todas as pessoas, apontam pesquisas. Além disso, as organizações competitivas valorizam funcionário que tem experiência em diferentes áreas do conhecimento e reconhecem que, por mostrar coragem para mudar de carreira, isso revela que ele possui perfil empreendedor.

Mas planejamento é fundamental. A principal dica é fazer um plano de carreira. Apontar todos seus desejos, afinidades e dificuldades. Dessa forma, é possível decidir exatamente qual nova profissão combina com o perfil de cada pessoa.

Veja ainda os outros passos que podem ser dados para mudar de carreira, principalmente neste momento em que o mercado de trabalho está aquecido.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou desmotivado no lugar onde trabalho. Quero mudar a minha carreira, mas estou muito inseguro quanto à decisão. O que eu devo fazer?”

Vicente, Xerém

Olá Vicente!

Para garantir o sucesso da mudança profissional é necessário começar fazendo um bom plano de carreira, estabelecer as metas a serem alcançadas e detalhando um novo caminho para poder atingi-las.

O plano pode ser resumido em três etapas principais. A primeira é olhar para si e identificar os pontos fortes e fracos: responder quais são seus valores, competências, conhecimentos e, principalmente, as suas limitações. Após ter estas respostas, é preciso definir a melhor forma de melhorar os itens mais fracos, como fazer algum curso de pós-graduação ou algo desse tipo.

A segunda etapa consiste em estudar o mercado de trabalho e identificar quais as oportunidades de curto e longo prazos que agradam a você. Recomendo que pesquise na internet e em jornais, separando as tendências do mercado de trabalho para até dois anos e para mais de dois anos. Depois disso, vale conversar com especialistas experientes da nova área escolhida.Eles conhecem bem o ramo, as suas peculiaridades e sabem onde estão as melhores oportunidades para dar o primeiro passo na sua nova carreira.

Por último, uma boa estratégia para reforçar o seu plano de carreira é procurar trabalhar na área desejada. Inicialmente pode-se dedicar algumas horas dos fim de semana, feriados ou mesmo durante a semana, fora do expediente do emprego atual para trabalhar sem remuneração acompanhando um profissional experiente na área desejada por você.

Seria feito uma espécie de estágio e é uma ótima opção para adquirir prática e entrosamento profissional na nova área. Como sempre mudar de carreira envolve diversos riscos, o ideal seria conseguir trocar de área na empresa em que você já trabalha. A velocidade da mudança dependerá das necessidades de cada profissional. Ter um bom planejamento é essencial. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar