Por bferreira

Rio - Começa na segunda-feira a Operação Machifaro 2014, do Exército Brasileiro, que busca fortalecer o adestramento das tropas para assegurar a soberania da região amazônica. O exercício acontece até o dia 14 deste mês nas cidades de Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro (todas na Amazônia) e Caracaraí (RR). Ao todo, 550 homens da Força Terrestre serão empregados na atividade.

O diretor do exercício é o comandante militar da Amazônia, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Segundo ele, a ação vai possibilitar a “consolidação de uma doutrina de combate na selva”. Além disso, de acordo com o comandante, “a operação proporcionará subsídios para o aperfeiçoamento da estratégia de resistência na localidade”.

A Machifaro é uma remodelagem da antiga Operação Ajuricada, que teve sua última edição em 2004. O treinamento consiste na simulação de invasão de território por tropas com efetivo superior ao das Forças brasileiras.

A Amazônia é prioridade dos militares, devido à existência de riquezas minerais e grande biodiversidade na região. Além disso, detém a maior reserva de água doce de todo o planeta.


Você pode gostar