Por adriano.araujo
Publicado 09/11/2014 22:04 | Atualizado 09/11/2014 22:05

Rio - A demora na publicação dos editais de determinados concursos costuma provocar ansiedade entre concurseiros que estão se preparando. No caso da seleção do INSS, aguardado por muitos, o certame ainda não foi autorizado. Após a liberação, o órgão tem seis meses para publicar o edital.

O futuro candidato deve olhar para a demora como uma vantagem, pois ele terá mais tempo para se preparar, fazer questões, se atualizar e revisar seus conteúdos. É vantajoso fazer questões de diferentes bancas, pois não é garantido que a banca que promoveu determinado concurso continuará atuando na mesma seleção.

Nesta fase, é importante não deixar a “peteca cair” e continuar os estudos.

PERGUNTA E RESPOSTA

Por Cláudia Jones

?“Estou desanimada com a demora da publicação do edital do INSS. Já estou estudando há quase um ano e começo a perder o foco. Esse concurso vai sair mesmo? O que devo fazer para não desistir de estudar?” Nayara, por e-mail

Não só você, mas milhares de candidatos ao concurso do INSS estão na expectativa da publicação do edital. Na verdade, a autarquia federal está aguardando a liberação da autorização pelo Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento.

Quando o sinal verde sair , o INSS tem até seis meses para publicar o seu edital. No entanto, a instituição pode publicar a qualquer momento que desejar após essa autorização. Não vejo com maus olhos essa demora na publicação, pois quanto mais tempo demorar, mais oportunidades o candidato tem de se preparar melhor, de ajustar suas dificuldades.

Se você já estudou toda a teoria, durante esse tempo, reorganize seus estudos. Marque os pontos que mais têm dúvidas e faça uma massificação desses temas.

Não deixe ficar uma só dúvida. Reveja as matérias fazendo resumos e atacando as questões. Se você observar, são milhares de questões, não só de provas anteriores do INSS, como de outros concursos que têm conteúdos afins.

O amadurecimento nos estudos vai proporcionar-lhe uma colocação melhor quando for aprovado. Procure as atualizações principalmente na área do Direito. Você verá que na hora da sua prova, esse tempo a mais foi favorável. Muitos estão começando a estudar agora, outros, começarão somente quando o edital sair, mas o que importa é atualidade com que se estuda.

Esta é a hora de treinar muitas questões e, isso, fará com que você domine as matérias. Acabaram as questões da FCC? Não tem problema, procure questões de bancas similares, até porque não sabemos qual será a banca escolhida.

Um detalhe importante é não deixar a “peteca” cair, pois é nesta hora, em que você acredita que sabe tudo, que já estudou tudo, que pode perder o jogo. Bons estudos e olhe pra frente!

?Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos.

Você pode gostar