Sucesso nos concursos: TRE de Minas Gerais divulga edital

A recomendação é estudar uma matéria por dia e treinar questões antigas

Por O Dia

Rio - Para quem tem disponibilidade de morar em outros estados, o concurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais é uma boa oportunidade. Além de abrir edital para vários cargos, como técnico em contabilidade e técnico judiciário, o salário também é um outro atrativo. A remuneração é de R$ 5.007,42.

A banca organizadora é a Consulplan. Ela costuma fazer provas com menos interpretação de direto na lei. A recomendação é estudar uma matéria por dia e treinar questões antigas.

Fazer um resumo de cada tópico também é um bom método. Dessa forma, o candidato, além de estudar o conteúdo, também desenvolve a capacidade de escrita.

Veja abaixo mais informações sobre o edital e como estudar para a prova.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Meu sonho é passar em um concurso para o TRE. Gostaria de começar a estudar para esta área. Tenho disponibilidade para morar em qualquer lugar do país. Como devo iniciar meus estudos tendo em vista o edital de Minas Gerais?”

Aída, por e-mail

Aída, este é um grande concurso. Vale a pena você ter como foco na área tendo em vista que já tem aptidão para trabalhar na instituição.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais oferece 19 vagas destinadas à função de técnico judiciário na área Administrativa (Médio), uma de técnico em contabilidade (Médio e Técnico), duas de técnico em edificações (Médio e Técnico), e cadastro reserva para apoio especializado na área de Programação de Sistemas (Médio e Técnico). E melhor ainda: a remuneração de R$5.007,42.

A Consulplan, banca escolhida, cobra mais a literalidade nas provas de Direito, ou seja, com menos interpretação e direto na lei. Os candidatos mais adiantados devem treinar questões de provas anteriores. Além da Consulplan, é possível se basear em exames de bancas como a Fundação Carlos Chagas quem tem maior número de questões disponíveis e cujo estilo se aproxima da atual organizadora.

Se você vai iniciar os estudos agora, o ideal é criar uma agenda com a programação das disciplinas divididas pelo seu tempo disponível. A organização e disciplina são fundamentais para o êxito nesta prova. Estude uma matéria por dia, dentro da sua disponibilidade. E, não se esqueça de treinar questões de cada tópico novo.

Uma atenção especial que você deve ter é que podem ser cobradas questões discursivas de temas aleatórios dentro do programa do edital. Assim, você deve treinar muito a produção textual.

Uma boa dica é fazer resumos das matérias que você for estudando para ajudar a dominar a escrita. Muita atenção, pois não estamos falando de redação e, sim, de questões discursivas, nas quais você deverá discorrer sobre algum tópico do edital da seleção.

Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Últimas de _legado_Economia