Sucesso nas finanças: Como encerrar a conta corrente

É comum a reclamação dos consumidores que recebem cobrança de taxas bancárias, mesmo depois de terem encerrado suas contas nas instituições financeiras

Por O Dia

Rio - É comum a reclamação dos consumidores que recebem cobrança de taxas bancárias, mesmo depois de terem encerrado suas contas nas instituições financeiras. Para que isso não aconteça, é importante que o correntista cancele formalmente seu contrato com o banco, por meio de uma carta ou formulário.

Vale lembrar que o cliente deve quitar todas as suas dívidas com a instituição, além de cancelar a autorização para futuros débitos automáticos na conta.

Por outro lado, o banco é obrigado a aceitar o pedido de encerramento da conta, seja corrente ou poupança.

Por isso, procure o gerente caso sua solicitação não tenha sido atendida.

Se isso não funcionar, vale a pena recorrer aos órgãos de defesa do consumidor. Saiba mais sobre o assunto.

Por Jair Abreu Júnior

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho uma conta corrente que não uso mais e mesmo assim continuo sendo descontando em várias taxas. Já fui ao banco e sempre me negam o cancelamento. O que faço?”

João, Nova Iguaçu

João, a qualquer momento o correntista pode solicitar o cancelamento de sua conta, mas deve observar alguns procedimentos. Em primeiro lugar, é preciso formalizar o pedido por escrito, por meio de um formulário do próprio banco ou redação própria. Lembre-se de datar e assinar o documento. Em seguida, o consumidor deve providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta.

É necessário devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, sem esquecer de fazer constar no pedido de encerramento tudo que estiver sendo devolvido. Verifique ainda se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta e cancele as autorizações para futuros débitos automáticos.
Mantenha saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, pois para fechar a conta é necessário quitar todos os débitos. Por fim, entregue o pedido de cancelamento em qualquer agência, guardando o protocolo de recebimento do pedido.

Diante da solicitação de encerramento da conta, o banco deve entregar ao cliente um termo contendo informações sobre os procedimentos. A partir desse momento, não poderá cobrar tarifas de manutenção.

O banco deve informar ainda que tem até 30 dias corridos para processar o encerramento. Após a conclusão do ato, deve enviar ao correntista um aviso comunicando a data do efetivo término. Quando uma conta corrente fica sem movimentação espontânea por 90 dias, o banco deve emitir um aviso. Além disso, precisa informar que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

Recomendo que procure o gerente da sua conta para negociar as cobranças indevidas de tarifas. Caso não tenha sucesso, procure os órgãos de defesa.

Boa sorte!

Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá

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