Por bferreira
Rio - Quando alguém tem uma ideia que pode ser uma boa opção de investimento, surge a dúvida: largar ou não o emprego para ser um futuro empreendedor?
É uma dúvida bem comum. A indicação é fazer autoavaliação do perfil profissional, assim como tentar alinhar os seus planos para o futuro com possibilidade de arrumar sócios e parceiros, mesmo que seja na família.
Publicidade
Também é preciso pensar se a estabilidade é um ponto importante. Caso seja, abrir um negócio pode render ainda mais impactos na vida do empreendedor. Para quem tem perfil conservador, pode não ser indicado fazer o investimento. Mas uma orientação é fundamental: antes de iniciar um empreendimento, é importante formalizar o plano de negócios. Saiba mais abaixo.
Por Cezar Vasquez
Publicidade
PERGUNTA E RESPOSTA
“Quero abrir um negócio em família, mas tenho medo de pedir demissão do meu emprego atual e a situação acabar ficando apertada. Devo continuar no emprego atual por enquanto ou me dedicar exclusivamente ao novo empreendimento com a minha família?”
Publicidade
Paula, por e-mail
Para dar uma sugestão sobre o melhor caminho a seguir nesse momento, é necessário fazer uma ampla avaliação do seu perfil e de seus familiares, características e planos de cada um. Trata-se de algo muito particular.
Publicidade
Para alguns familiares deve ser interessante trabalhar e começar um negócio juntos. Para outros, essa fórmula pode não dar certo por diversos fatores e será mais adequado que um tenha uma atividade mais estável, enquanto os outros investem num negócio, que, naturalmente, tem sempre um componente de risco.
Tudo isso depende das expectativas de cada pessoa. O Sebrae-RJ não costuma fazer aconselhamento financeiro em âmbito familiar, mas há profissionais no mercado que podem ajudar nesse caso de forma personalizada. De qualquer forma, algumas características não fogem à regra: independentemente da sua escolha, é fundamental saber que montar um negócio exige tempo — tanto na fase de planejamento quanto na etapa de gestão.
Publicidade
Logo, a decisão de se dedicar integralmente ao negócio ou dividir parte do tempo entre o trabalho e a nova empresa deve ser considerado por vocês.
E mais: qualquer que seja a sua decisão, é fundamental lembrar que é necessário planejar antecipadamente o negócio, para aumentar suas chances de sucesso. O Plano de Negócios é uma ferramenta essencial em todo o processo. Para entender como formular esse documento, veja o link: www.migre.me/a40So.
Publicidade
A capacitação também auxilia na gestão do empreendimento. No Sebrae-RJ, há cursos online e presenciais gratuitos e pagos.
Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento no telefone 0800-570-0800. Boa sorte!
Publicidade
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras.
Publicidade