Por bferreira
Rio - Os 90 mil servidores ativos da Prefeitura do Rio vão receber o salário de dezembro mais cedo em janeiro de 2015. O pagamento foi antecipado do dia 5 para o dia 2. Com a medida, os funcionários em questão vão ter os vencimentos liberados juntamente com os dos funcionários aposentados e dos pensionistas, no primeiro dia útil do próximo mês.
De acordo com o calendário oficial do município, os servidores ativos sempre recebem no segundo dia útil do mês. E os inativos e pensionistas, no primeiro dia.
Publicidade
A antecipação tem sido uma prática comum nos últimos anos da gestão do prefeito Eduardo Paes, que autoriza a alteração na data de pagamento para auxiliar os gastos dos servidores no começo de ano. Não há informações de que o procedimento será adotado pelo governo estadual.
O calendário oficial do estado para 2015 está previsto para ser divulgado nos próximos dias no Diário Oficial. De acordo com a Secretaria de Planejamento, os servidores ativos receberão a remuneração no segundo dia útil posterior ao mês referência e os inativos, no primeiro dia útil. Quanto aos pensionistas, continuarão a receber nos cinco últimos dias úteis do mês referência.
Publicidade
No governo federal, a previsão é que os servidores ativos e inativos recebam sempre no primeiro dia útil do mês.