Comércio promete se destacar para quem quer começar 2015 com novo negócio

Em segundo lugar, o segmento de serviços estará no topo dos planos de empreendimentos

Por O Dia

Rio - Para quem deseja começar o ano com um novo negócio nas mãos, estar atento às tendências do mercado é fundamental. As estimativas para 2015, segundo especialistas, apontam o comércio como o mais cotado para novos empreendimentos, como consequência dos investimentos para as Olimpíadas. Em segundo lugar, o segmento de serviços também promete estar no topo dos planos de negócios.

O momento é positivo em razão de o Rio estar em desenvolvimento constante, principalmente por receber investimentos em infraestrutura, explica o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae/RJ, Renato Regazzi. “O comércio local, especialmente em áreas privilegiadas por obras relacionadas aos grandes eventos, tem uma estimativa forte de crescimento em 2015”, avalia o especialista.

A dona da loja Filomena%2C Rita Mascarenhas%2C recomenda o comércio como negócioPaulo Araújo / Agência O Dia

Segundo ele, o futuro empreendedor precisa achar quais são os pontos de destaque. “Minha dica é pesquisar a demanda primeiro e depois criar um plano de negócios com muita cautela”, orienta. O setor apresentou um crescimento lento em 2014, embora o rendimento tenha subido acima da média, de 3% ao mês. Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, o cenário tem grandes chances de ser revertido no próximo ano. “Esperamos uma alta significativa principalmente para o segundo semestre. Indico os últimos seis meses de 2015 como o possível melhor momento do ano”, explica.

O segmento de serviços, como bares, restaurantes e hotéis, também não fica atrás. A estimativa positiva do setor é, principalmente, em razão do crescimento do número de turistas durante as Olimpíadas com capacidade de consumo mais alta do que os que vieram para a Copa do Mundo. “O principal é saber exatamente o local certo para se empreender. O ideal é próximo de pontos turísticos”, recomenda Darcílio Junqueira, superintendente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio).

A sócia do Porto do Sabor%2C Arlete Wolfram%2C alerta para as tendênciasFábio Lacerda / Agência O Dia

Palavra de quem vive

Sócia do restaurante de comida natural Porto do Sabor, Arlete Wolfram diz que o segredo para o sucesso no setor de serviços é identificar uma tendência: “Os hábitos saudáveis estão tomando conta do gosto do brasileiro e eu dei sorte de perceber isso.”

Segundo ela, outro acerto no negócio é não ter medo de errar. “Iniciei minha loja em outro segmento em 1996, mas não deu certo. Eu não podia desistir e encontrei um setor rentável.” Já para a sócia da loja de acessórios Filomena, Rita Mascarenhas, o importante no comércio é encontrar o local de acordo com o seu público: “Não adianta ter uma loja maravilhosa se não está alinhada com as pessoas que passam por lá”.

Augusto%3A ‘Estudar o mercado’Divulgação

Manter a motivação é importante - 5 minutos com Flávio Augusto, empreendedor

O empreendedor e autor do livro Geração de Valor, Flávio Augusto conta ao DIA como manter a motivação na formulação de um negócio:

1. Como iniciar um novo negócio?
— Deve-se estudar o mercado e se preparar. Saber o que você tem para oferecer ao seu negócio e o que você precisa buscar fora. Por exemplo, muita gente é bom vendedor, mas péssimo em finanças, ou vice-versa. Nesses casos, pode-se buscar um sócio, alguém que some.

2. Todos podem ter uma boa ideia de empreendimento ?
— O empreendedor de sucesso normalmente é um visionário, alguém que enxergou uma oportunidade de negócio onde ou quando poucos ou ninguém a via. Não basta identificar a oportunidade, é preciso ter coragem de colocá-la em prática. Tirar dinheiro do bolso não é fácil.

3. O que é mais importante: ter uma grande quantidade de dinheiro ou determinação?
— Dinheiro nunca pode ser o objetivo, ele é consequência. E para ele chegar, adivinha só o que você precisa? Isso mesmo, determinação!

Reportagem de Angélica Martins

Últimas de _legado_Economia