Boas ideias merecem uma forcinha

Assessoria do Sebrae/RJ auxilia novos empreendedores da internet

Por O Dia

Rio - Como se sabe, a previsão do tempo não é das mais otimistas para a economia do país. A chapa vai esquentar ainda mais. Por isso, toda ajuda é bem-vinda. Se você tem uma boa ideia de site, por exemplo, a coluna recomenda que não deixe de procurar a ajuda de instituições como o Sebrae/RJ, que tem ajudado jovens empreendedores da internet. O investimento chega a R$ 1,5 milhão.

Encontrei por lá alguns casos interessantes. Eles mostram que boas ideias podem surgir em qualquer segmento. O importante é não desistir.

Um deles é o do portal Trinks (www.trinks.com), que faz agendamento online em salões de beleza e estética, divulga as atividades dos que estão cadastrados, permite a visualização imediata das comissões de todos os profissionais envolvidos e, melhor de tudo, consegue fazer o controle de estoque e financeiro. Eis aí uma tremenda mão na roda.

Lançado em julho de 2013, o Trinks já conta com mais de 500 estabelecimentos em todo o Brasil, com mais de 50 mil usuários.

Outro caso curioso é o da Marcela Kashiwagi, de 26 anos, e sua sócia, Ana Paula Lessa, de 22, que administram o www.cabenamala.com.br. É um site sob medida para a turma que não faz cerimônia na hora de pedir uma ‘encomendinha’ a quem viaja ao exterior. Quem nunca sofreu ou se beneficiou com isso? Tem gente que vive disso!

Graças a esse velho hábito, a dupla criou uma plataforma colaborativa, que serve de ponte entre quem procura um produto de fora do Brasil e alguém que está perto dele e pode incluí-lo na bagagem. Não é totalmente de graça, pois há uma comissão para quem trouxer o produto e para o site. De qualquer maneira, o custo final sai bem mais em conta do que o cobrado pelas lojas no Brasil.

Com a ajuda do Sebrae, a ideia foi apresentada no evento Start Up Weekend em dezembro de 2012, e o site foi lançado no mês seguinte. Utilizando apenas uma página no Facebook e a divulgação boca a boca, a coisa deu certo. Tanto que a turma já está pensando em expandir para outros países latino-americanos — onde também tem muita gente que adora tirar uma casquinha da viagem alheia... Em tempo: o produto mais pedido, como se poderia imaginar, é o iPhone. Ô, povo sem imaginação!

Mas, enfim, o recado é este: a solução para a crise é usar a inteligência e buscar apoio do pessoal especializado. Sempre dá certo.

AH, INCOMPETÊNCIA...

A Netflix vive de entregar filmes via streaming, ou seja, direto, online, sem estresse nem complicação. Pena que o sistema de pagamento da empresa seja exatamente o oposto disso. Você se inscreve e fica semanas para receber senha de acesso para curtir a programação. Nada mais medieval.

A HORA DO ESPANTO

Alguns números curiosos sobre a Amazon. Em 2014, a gigante do e-commerce vendeu dois bilhões de itens em todo o planeta. Toda essa tralha fica estocada em armazéns nada modestos, como o de Baltimore, que tem nada menos que 92 mil metros quadrados. Somente nos EUA, são 40 mil funcionários distribuídos em mais de 50 armazéns — sem contar os reforços nas épocas de festas. Há quem percorra uns 20 km por dia para dar conta do serviço, diz o site Mentalfloss. Não é moleza.

Últimas de _legado_Economia