Por bferreira

Rio - Quem começa a estudar para concursos públicos fica facilmente ansioso para dar conta de todo o conteúdo da prova de uma só vez, mas é preciso ir com calma. Se o candidato conta com a ajuda de um curso preparatório, é importante seguir o cronograma estipulado pelos professores, pois cada assunto é pensado para uma etapa do processo de estudo.

No entanto, o aluno pode estudar os assuntos antes de cada aula, dessa forma consegue se familiarizar com o conteúdo e pode tirar suas dúvidas com o professor.

Antes de o edital ser lançado, o candidato deve aproveitar para aprender com calma. Porém, marcada a data da prova, o aluno deve correr atrás de todos os conteúdos que ainda não estudou e resolver o máximo de questões. Saiba mais abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Iniciei um curso presencial preparatório para o INSS e estou com dúvidas com relação à organização dos meus estudos: eu devo estudar as disciplinas na conformidade em que elas vão sendo apresentadas, seguindo o cronograma do curso, ou devo me antecipar e estudar, também, as disciplinas que ainda não tive?”

Alessandra, por e-mail

Alessandra, acredito que no caso do INSS, você pode ir tranquilamente seguindo o cronograma do curso preparatório. As instituições têm seus coordenadores pedagógicos que preparam os assuntos que devem ser absorvidos pelos alunos e na medida certa. Mas, além do curso, você deve procurar interagir com a matéria que está estudando em casa também.

Não dependa única e exclusivamente do professor. Muitas vezes, em sala de aula não dá tempo de mastigar a matéria e as dúvidas podem surgir. Busque alternativas, como livros e apostilas. As questões também são muito bem vindas e eficientes para sanar as dificuldades.

Como o concurso para o INSS ainda não saiu, você tem a vantagem de poder estudar com calma. Respeite o seu tempo e amadureça as disciplinas, deguste-as lentamente e absorva o máximo que puder do conteúdo.

Em alguns casos, uma disciplina depende da outra, então é melhor seguir o cronograma que o curso preparou para seus alunos. Sei que às vezes dá uma vontade louca de estudar aquilo que ainda está por vir, mas acredite, isso pode acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Se você dispuser de tempo para antecipar pelo menos os temas das aulas que você está estudando, será de suma importância, tendo em vista que, ao chegar à sala de aula, você já terá um pouco mais de afinidade com o tema a ser ministrado pelo professor. Dessa forma, poderá tirar dúvidas com ele e sairá da aula com o assunto mais claro na cabeça.

Quando o edital sair, aí sim você deve correr atrás do prejuízo, caso não tenha estudado alguma disciplina e o curso demore a ministrá-la. Antes disso, invista nos exercícios e na revisão dos temas estudados em aula.

Cláudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar