Suspensão de 70 planos de saúde de 11 operadoras passa a valer nesta quinta

Segundo análise do Idec, 73% da operadoras e 31% dos planos de saúde são reincidentes

Por O Dia

Rio - A partir desta quinta-feira, 70 planos de saúde de 11 operadoras estão suspensos por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O anúncio foi feito na semana passada diante de reclamações de usuários sobre questões como descumprimento de prazo de atendimento e negativa indevida de cobertura. A partir desta quinta os contratos não podem ser mais vendidos.

Segundo análise do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com base nas informações da ANS para essa suspensão específica, 73% da operadoras e 31% dos planos de saúde são reincidentes. O Idec aponta que dos 75 planos suspensos no último período, 22 continuam suspensos, enquanto das 11 operadoras envolvidas agora, oito já tinham planos suspensos. A suspensão, de acordo com a ANS, é preventiva e perdura por três meses. A estimativa é que a medida proteja cerca de 580 mil beneficiários.

Ao mesmo tempo, a ANS anunciou a reativação de 43 planos de saúde que estavam com a comercialização suspensa, pois houve comprovada melhora no atendimento ao cidadão nos últimos três meses.

Dados da agência indicam que há hoje no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos. Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas e 890 voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Veja a lista dos planos de saúde suspensos:

– ALLIANZ SAÚDE S/A

– ASSOCIAÇÃO AUXILIADORA DAS CLASSES LABORIOSAS

– CAIXA SEGURADORA ESPECIALIZADA EM SAÚDE S/A

– COOPUS - COOPERATIVA DE USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE DE CAMPINAS

– ECOLE SERVIÇOS MÉDICOS LTDA

– MINAS CENTER MED LTDA

– PLAMED PLANO DE ASSISTENCIA MEDICA LTDA

– SALUTAR SAÚDE SEGURADORA S/A

– UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

– UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO

– VIVA PLANOS DE SAÚDE LTDA

Com informações do iG e da Agência Brasil

Últimas de _legado_Economia