Escola vai ensinar a fazer séries para a televisão

Sebrae e ESPM lançam no Rio programa de treinamento para segmento de TV paga e aplicativos

Por O Dia

Rio - O Sebrae/RJ e a ESPM lançam nesta terça-feira o projeto Escola de Séries, que vai oferecer cursos de capacitação para profissionais do mercado audiovisual no Estado do Rio. O projeto tem como parceiros a RioFilme, agência de fomento à produção audiovisual, entre outros parceiros. O lançamento será no Rio Content Market, evento de negócios do setor. O investimento do Sebrae e da ESPM no projeto é de R$ 2 milhões. O foco da iniciativa é a série para TV paga e também nos aplicativos de streaming de vídeo, como o Netflix.

“Percebemos que há uma grande oportunidade para empresas que trabalham no segmento audiovisual, particularmente nas séries de TV. Com a Escola de Séries, vamos criar condições para que os profissionais desta cadeia produtiva possam se preparar para, ao final dos cursos, montar o seu próprio projeto e apresentar na próxima edição do Rio Content Market, em 2016”, diz Heliana Marinho, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae/RJ.

A indústria criativa no Brasil e no RioArte O Dia

A montagem dos projetos é a última etapa da programação de cursos, que vai de 28 de fevereiro até março de 2016. São 52 cursos, oficinas, seminários e palestras. Do total, 26 estarão relacionados às competências técnicas de gestão de negócios e as outras 26, à narrativa e linguagem audiovisual para TV.

Aulas acontecerão na unidade da ESPM, no Centro do Rio. Além dos professores da instituição, também haverá aulas com profissionais convidados, especializados no segmento. Para se inscrever, o empreendedor deve ter CNPJ ou ser um Microempreendedor Individual (MEI) e pagar taxa que varia de R$ 120 a R$ 160.

“Decidimos montar os módulos do curso em ‘temporadas’ e, na fase final do projeto, uma curadoria terá escolhido os empreendedores com os melhores resultados”, diz Heliana. “Serão 30 selecionados para apresentação de projetos. Destes 30, os dez melhores terão rodadas de negócios no Rio Content Market do ano que vem já direcionadas. Eles mostrarão seu plano de negócio para uma série a exibidores, canais de TV e de streaming de vídeo convidados para estes encontros”, completa a coordenadora.

Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, diz que a meta da Escola de Séries é ser uma aceleradora de empresas. “O objetivo é contribuir para a melhoria dos produtos e processos”, diz.

Últimas de _legado_Economia