Por bferreira

Rio - Há sempre mercado para negócios no segmento de alimentação, desde que o empreendedor saiba explorar as qualidades e características do seu estabelecimento. Antes de abrir um restaurante, é fundamental definir qual será o público, para então escolher o local, o tipo de comida que será servida e até mesmo o horário de funcionamento.

Algumas questões devem ser pensadas. Entre elas, se o objetivo do restaurante é atender a clientes que estão passando pelo local no momento ou atrair pessoas de vários cantos da cidade especialmente para comer ali.

De uma forma ou de outra, fazer um plano de negócios é o primeiro passo para começar a empreender nesse tipo de segmento e ter sucesso. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho alguns recursos financeiros guardados e gostaria de abrir um restaurante especializado em comida portuguesa, mas estou com dificuldades para escolher o ponto comercial. Quais fatores devo analisar?”

Paulo, Méier

Prezado Paulo, Em primeiro lugar, é importante definir qual tipo de cliente você quer atingir. Você quer que o seu público seja formado essencialmente por quem mora e passa pelo local? Ou quer ser referência a ponto de atrair consumidores de outros bairros? Se a escolha for pela primeira alternativa, é necessário procurar um local bastante movimentado, com empresas e residências no entorno.

No segundo caso, para que o consumidor se sinta atraído a visitar o seu restaurante, é fundamental que você ofereça diferenciais, seja no cardápio, no atendimento e na decoração do ambiente, entre outros. Dessa forma, poderá não só chamar clientes para conhecer seu restaurante, como conseguirá também montar uma carteira de consumidores fiéis.

Outro fator que você deve levar em consideração, além de definir o público-alvo, é estudar a concorrência. Isso é fundamental para você saber o que os outros oferecem e estabelecer o que vai apresentar de diferente.

Também é importante se preocupar com o acesso ao local, verificar se a área é bem servida de transporte público, se é segura e se conta com boa infraestrutura. É necessário, ainda, avaliar se há estacionamento no local ou nas proximidades.

A elaboração de um plano de negócios pode lhe ajudar a definir os pontos mencionados acima. O Sebrae/RJ também tem uma ferramenta online gratuita, o Negócio Certo (www.negociocertosebrae.com.br/como-funciona.php), que pode auxiliar nesse processo. Você também pode contar com nossas consultorias.

Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento, no telefone 0800-570-0800, ou procure uma de nossas unidades (www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/como-o-sebrae-pode-me-atender/fale-conosco).

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae/RJ

Você pode gostar