Lista do HSBC inclui sete doleiros envolvidos em corrupção no Brasil

Eles foram investigados pela suspeita de operar com dinheiro de origem duvidosa e acobertar operações financeiras ilegais

Por O Dia

Suíça - Na lista dos 8.667 brasileiros com contas numeradas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007, aparecem sete doleiros envolvidos em casos anteriores de corrupção no Brasil e a filha de um deles. Segundo publicação do jornal O Globo, em todos os episódios, eles foram investigados pela suspeita de ter operado com dinheiro de origem duvidosa e acobertado operações financeiras ilegais. Os citados negam irregularidades.

Lista do HSBC na Suíça revela empresas da Lava Jato em paraísos fiscais

Requerimento de criação de CPI do HSBC é protocolado no Senado

Na base de dados do HSBC suíço, vazada em 2008 por um ex-funcionário do banco, aparecem os nomes de Henrique José Chueke e sua filha, Lisabelle Chueke, Favel Bergman Vianna, Oscar Frederico Jager, Benjamin Katz, Dario Messer, Raul Henrique Srour e Henoch Zalcberg.

Lista do HSBC inclui sete doleiros envolvidos em casos anteriores de corrupção no BrasilReuters

Todos os citados nas planilhas do HSBC suíço encontrados pela reportagem afirmaram que não são doleiros. Eles também negaram ter cometido qualquer irregularidade na realização de operações financeiras ou não quiseram fazer comentários sobre as contas ao jornal.

A investigação jornalística sobre o caso, conhecida como SwissLeaks, é comandada pelo ICIJ, sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. As investigações dão conta, até o momento, de que houve sonegação e evasão fiscal por parte do banco e de alguns correntistas.

Ter uma conta numerada no exterior não pressupõe crime. Isso só ocorre quando o contribuinte não declara à Receita Federal e ao Banco Central que mantém valores fora do país. Nesse caso, o cidadão pode ser processado por evasão de divisas e sonegação fiscal.

Na Receita, está em andamento uma investigação sobre a origem dos recursos de brasileiros com contas numeradas no HSBC suíço.

Últimas de _legado_Economia