Por felipe.martins

Rio - A recente decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) de não abrir concurso este ano preocupou quem está planejando entrar no serviço público em 2015. O receio é que o cenário de arrocho dos gastos públicos prejudique a abertura de vagas em 2015.

Pamela aguarda ansiosa pelos concursos previstos para este ano.Divulgação

Apesar das incertezas quanto ao cenário econômico, profissionais que atuam na preparação de concurseiros afirmam que a situação é passageira.“Não podemos descartar que os eventos econômicos têm um relação direta com a abertura de vagas no serviço público. No entanto, o fato é que o Brasil não pode parar”, afirma Marcelo Marques, diretor do site Concurso Virtual, afirmando que esta desaceleração é temporária. Ele afirma que há uma expectativa de que o quadro melhore a partir do segundo semestre.

Para especialistas, o importante neste momento é manter os estudos em dia. Os mais persistentes têm vantagem, pois muitos estudantes tendem a desistir diante de impasses. A concurseira Pamela Martins, de 23, anos ficou surpresa com o cancelamento do concurso do BNDES, mas não desanimou.


“Esta é a hora que muitos vão desistir, esse tempo será primordial para que eu tenha uma preparação mais fortalecida”.Pamela trabalha como secretária durante a semana e, pra não ficar cansativo, opta por estudar nos fins de semana. Assim, ela organiza seus estudos em módulos e o rendimento é melhor.Para quem quer uma alternativa aos cursinhos, o mercado oferece o coach de concursos, um profissional especialista em gestão de preparação para certames. Deborah Cal encara o atual cenário como uma ótima oportunidade para os concurseiros se dedicarem ainda mais “Costumo dizer que quanto mais tempo demorar o edital, mais tempo tenho para me preparar”.


A coach indica aos candidatos que pensem sempre em todos os benefícios que a aprovação trará e dá uma dica: “mantenha-se motivado! Pensar nos beneficios que um cargo público pode oferecer deve ser a maior motivação de um concurseiro”. Ela ensina um método que sempre recomenda a seus alunos. “Liste os benefícios em um papel e pendure-o em um local visível para que possa ler sempre que sentir-se desmotivado”. A técnica costuma funcionar bem, garante Deborah.

Coach para concursos

A coach Deborah Cal afirma que a demora em editais pode ser uma vantagem para quem está estudando. Veja outras dicas da preparadora:

Com a demora para a publicação do edital você ganha mais tempo para se preparar e aprimorar os pontos que ainda possui dificuldade.

Trace metas concretas semanais e esforce-se para cumpri-las. Por exemplo: fazer 200 questões na semana. Quando perceber, não estará pensando na publicação do edital, apenas nos estudos.

Quando se sentir ansioso, faça relaxamentos durante o período de estudos. Música clássica é excelente para isso. Ouça-a por cinco minutos e respire profundamente de olhos fechados.

Evite acompanhar a discussão sobre as possíveis novas data do concurso em fóruns. Isso só fará você perder tempo de estudos.


Você pode gostar