Sucesso nos negócios: Escolha bem seu ponto comercial

Restaurantes e lanchonetes, que manipulam perecíveis devem ter maior cuidado com estocagem e limpeza

Por O Dia

Rio - Abrir um novo negócio não é tarefa fácil. Entre os primeiros passos, a escolha do ponto comercial para instalar seu empreendimento é sem dúvida a questão fundamental.

Para a escolha certa ser feita é preciso avaliar algumas questões. O ponto principal é identificar o público, que pode ser local ou de diferentes áreas da cidade. Outro fator importante é estudar a concorrência local e os arredores, isso pode dar um suporte na hora de diferenciar o atendimento e atrair consumidores.

Restaurantes e lanchonetes, que manipulam perecíveis devem ter maior cuidado com estocagem e limpeza. Isso também garante qualidade. Por fim, é importante pensar em questões práticas, como o acesso ao local, estacionamento e transporte público. Saiba mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho alguns recursos guardados e gostaria de abrir um restaurante especializado em comida portuguesa, mas estou com dificuldades para escolher o ponto comercial. Quais fatores devo analisar ?”

Jorge, Realengo

Prezado Jorge, a culinária portuguesa é muito atraente e seu negócio tem grandes chances de dar certo. Para isso, é importante que você defina qual tipo de cliente quer atingir.

Você quer que o seu público seja formado essencialmente por quem mora e passa pelo local? Ou quer ser referência a ponto de atrair consumidores de outros bairros? Se a escolha for pela primeira alternativa, é necessário procurar um local movimentado, com empresas e residências no entorno.

Já no segundo caso, para que o consumidor se sinta atraído, é fundamental que você ofereça diferenciais dentro da especialidade proposta. Assim, poderá não só atrair clientes para seu restaurante, como conseguirá também montar uma carteira de consumidores fiéis. Isso funciona como um marketing gratuito, o famoso “boca a boca”. O cliente satisfeito recomenda o local à familiares e amigos vizinhos.

Outro fator que você deve levar em consideração é estudar a concorrência. Isso é fundamental para saber o que os outros oferecem e estabelecer o que o seu restaurante vai apresentar de diferente. Seja nos serviços de atendimentos ou na decoração local.

Também é importante se preocupar com o acesso ao local, verificar se a área é bem servida de transporte público, se é segura e se conta com boa infraestrutura. É necessário, ainda, avaliar se há estacionamento no local ou nas proximidades.

A elaboração de um plano de negócios pode ajudar a definir os pontos mencionados acima. Temos uma ferramenta online gratuita, o Negócio Certo (www.negociocertosebrae.com.br/como-funciona.php), que pode auxiliar nesse processo. Você também pode contar com nossas consultorias.

Mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento, no 0800 570 0800 ou procure uma de nossas unidades.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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