Por helio.almeida

Rio - Determinação ainda é a palavra que move o trabalhador a conquistar uma vaga numa empresa que admira. E as companhias tradicionais e de maior destaque estão o foco da maioria dos entrevistados. É o que mostra uma pesquisa divulgada este mês, na qual aponta o setor de tecnologia como os mais procurado e que deve proporcionar um ambiente agradável.

O levantamento revela que Google (1º lugar) e Facebook (2º) são as empresas que receberam mais citações, com 589 e 247 menções, respectivamente. Na sequência estão Natura (91 citações), Apple (66), Microsoft (61), Unilever (50), agências publicitárias (48), Petrobras (36), Itaú (34) e a gigante das bebidas Ambev (33 citações).

Google ficou em primeiro lugar no ranking de empresas admiradasDivulgação

E quem está dentro, confirma o resultado do Google na primeira colocação. “O Google me surpreendeu quando entrei na empresa, há seis anos e meio, e continua me surpreendendo até hoje”, considera Helena Martins, analista sênior de relações governamentais da companhia.

O estudo desenhado pela Oficina da Estratégia e feito pela 99jobs.com foi feito com 1.007 entrevistados durante o período de 3 a 20 de outubro de 2014. Durante o processo, foi possível citar mais de uma companhia. No total da pesquisa, 3.021 citações foram computadas.

Entre as dez maiores citações, está a Ambev, empresa na qual trabalha o supervisor de mercado de vendas Augusto Santos, que já a acompanhava antes mesmo de entrar na faculdade. “Sempre gostei da empresa por atender um grande mercado”, disse. “Tem que se identificar”, reforça.

Em qualquer empresa a pessoa precisa ter objetivo. “E determinação. O próximo passo é se organizar para ter disciplina e conseguir os canais para entrar, seja por cursos, especialização, network”, mapeia o gestor de mudança empresarial e de carreira Julio Correia Neto.

Para Julio, as pessoas desistem no meio do caminho por ser difícil manter a organização. Ele sugere criar seis pilares: foco, determinação, organização, planejamento, disciplina e paciência.

Tecnologia da informação lidera em vagas

A pesquisa mostrou que ano passado foram criados mais de 180 mil empregos na área de Tecnologia da Informação (TI), com salário médio de R$ 3.379 por mês. Já o setor de Construção e a área Financeira juntos abriram 130 mil oportunidades de emprego só em 2013.

O maior crescimento no número de vagas pode ser visto também nos setores de Engenharia e de Saúde, apresentando cerca de 20 mil novas oportunidades de trabalho por mês. O Rio de Janeiro é a cidade no país que mais contrata para a área de TI e Vendas.

O alinhamento com a cultura da empresa também é um dos principais aspectos avaliados na escolha por uma oportunidade. Para 70%, existe referência sobre valores e crenças das organizações que admira.

Petrobras continua sendo admirada, mesmo em crise

Sede da Petrobras no Rio de JaneiroReprodução Internet

Mesmo com os problemas recentes envolvendo a Petrobras, o sonho em trabalhar na petroleira continua entre os jovens, mostra Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos e Nextview People.

Em 2010 e 2011, o Google liderou o ranking, com a Petrobras em segundo lugar. Já em 2012 e 2013, as posições se inverteram e a Petrobras chegou a liderança. Em 2014, estava em segundo lugar entre as empresas mais cobiçadas.

Segundo Maíra Habimorad, presidente da Cia de Talentos, os jovens têm mais acesso a informações sobre a “vida real” nas empresas graças à internet — o que desconstrói o que alimentam sobre elas.

“Vivemos em um mundo em constante transformação e nenhuma escolha será permanente”, disse.

EMPRESA DO SONHO
Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para a qual pretende migrar. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque, procure na internet quais as vagas que ela oferece.

BUSQUE COLEGAS
Procure nas redes sociais pessoas que trabalham nas empresas que você listou. Faça contato. Com os mais próximos, fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para tal aproximação.

VÁ AOS EVENTOS
Pesquise workshops, feiras de negócios e seminários que as empresas de seu interesse estarão presentes. Além de uma oportunidade de conhecer contatos pessoalmente, você poderá entender os negócios e desafios das empresas.Não minta e valorize seus feitos.

CARTÕES DE VISITAS
São imprescindíveis. Eles precisam ter telefones, e-mails e endereços de nas redes de networking. Prepare o que vai dizer a essas pessoas — não fique sem ação.

INSCRIÇÃO NOS SITES
A maioria das empresas com boas práticas de RH possui sites de carreira — É a página “Trabalhe conosco”. Inscreva-se mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente.

SALÁRIO
Pesquise a remuneração nos sites especializados. Considere sua experiência.

Você pode gostar