Por bferreira

Rio - O ideal é não deixar para estudar de última hora e administrar bem o seu tempo de estudo é fundamental. Como essa definição de tempo é individual, se faz necessário trabalhar a quantidade de horas que seja agradável e de acordo com sua agenda.

É preciso aprender a montar uma grade de horários para ajudar a otimizar ao máximo cada minuto. Outra ferramenta que dá resultado é criar metas possíveis de serem cumpridas. Ou seja, o candidato deve aumentar o volume de horas aos poucos, como se fosse uma preparação de atleta.

Este é um bom exercício e ajuda a identificar necessidades e dificuldades. Dessa forma, o candidato poderá se programar para o próximo passo.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou pensando em começar a estudar para concursos. Gostaria de saber se devo começar depois que o edital sair ou antes?”

Emanuelle, Lins

Olá Emanuelle, costumo dizer que concurseiro bom é concurseiro que se antecipa ao edital. Essa espera pode ser determinante para eliminá-la, certamente vai se deparar com a realidade de encontrar outros concurseiros à sua frente com relação aos estudos e tudo o que envolve uma boa preparação.

Na maioria dos concursos públicos, grande parte do conteúdo cobrado pelos editais pode ser encontrado em várias provas. Mesmo que passe muito tempo e o edital não tenha saído, você terá a oportunidade de testar seus conhecimentos em outros concursos que nem tinha pensado. Assim, várias oportunidades estarão se abrindo a partir dos mesmos estudos, pois disciplinas como Português, Raciocínio Lógico e Matemática, por exemplo costumam estar presente na maioria dos editais.

Começar o quanto antes a fazer um bom curso preparatório é importante, mas o fundamental é que haja dedicação. É preciso ter certeza de que realmente está pronto para iniciar uma jornada de esforço, concentração e abnegação e isso depende de um bom planejamento.

Você pode começar pelas disciplinas básicas, como Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Quando o edital for lançado, já terá menos essas disciplinas para se preocupar.

Mas quero lembrar que concurseiro bom não negligencia nenhuma disciplina, nem mesmo as aparentemente mais simples. Essas também são capazes de reprovar.

Montar um cronograma costuma ajudar bastante também. Crie um quadro com os dias e horários disponíveis para estudo e organize ali as disciplinas que devem ser estudadas, por prioridade.

Aproveito e indico uma aulão gratuito de Interpretação de Textos no dia 9 de maio. Inscreva-se pelo [email protected] ou whatsapp 9-82888433.

Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos.

Você pode gostar