Sucesso nos Concursos: Dificuldades no caminho são comuns

Para quem está começando a estudar para concursos, é fundamental ter o apoio da família e compreensão dos amigos, já que a vida social vai ficar um pouco comprometida

Por O Dia

Rio - Muitos candidatos a concursos públicos se desesperam ao encarar o primeiro dos obstáculos que aparecem na caminhada de quem decide seguir neste mundo. Calma. Muitas dificuldades e dúvidas ainda estão por vir. Portanto, tenha objetivos e defina metas dentro das suas condições.

Esse é um importante ponto de partida, que, aliado a uma boa organização dos estudos, pode oferecer uma base segura para o candidato e ajuda a ter mais concentração na hora de sentar e devorar os estudos.

Para quem está começando a estudar para concursos, é fundamental, também, ter o apoio da família e compreensão dos amigos, já que a vida social neste momento vai ficar um pouco comprometida. Mas vai valer a pena.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou desesperada. Já fiz a minha grade de horário. Não trabalho, mas tenho um bebê de 8 meses superchorão. Fiz uma grade de 4h às 7h, mas está complicado, pois o bebê tem muita energia e não dorme durante o dia. Queria muito passar no INSS. O que faço?”, Luana, Jacarepaguá

Olá Luana. Apesar das dificuldades, você está no caminho certo. Eu sempre digo: quem não tem dificuldades levante a mão. Você está fazendo a sua parte. Não se desespere, pois o desespero leva ao desânimo.

Tente pensar de maneira prática e não seja muito ansiosa. Faça de acordo com sua disponibilidade de tempo, mas não deixe de descansar. Você ainda tem um bebê que demanda muita atenção. Trate os estudos como válvula de escape.

Você vai sentir que delícia é aprender, estudar, ver que acertou as questões. E podendo, volte à teoria toda vez que errar. Isso é preparação!

Pode estar certa de que, cada um dos concursandos tem seus problemas. Se não é falta de tempo, é falta de organização; se não é falta de entusiasmo ou mesmo de foco. Pouquíssimos são os candidatos que têm grande porcentagem de todos os atributos positivos reunidos.

Uma candidata aprovada contou que a repetição, somada à força e à fé, foi o que a fez ser aprovada. Tente reunir, pelo menos, esses atributos. E não se esqueça de que a sua aprovação vai chegar. O que não pode é desanimar.

Vá lentamente, mas vá e não desista. Aproveite a noite, quando o bebê já estiver dormindo para iniciar os estudos e entenda que esse tempo vale ouro para você. Portanto, crie metas e tente cumpri-las.
Montar um calendário de estudos, o que não é necessariamente um cronograma com dias e horários definidos, pode ajudar, já que, com um bebê de colo em casa, fica mais complicado prever qualquer coisa. Pense sempre que você não é a única pessoa com filho e com dificuldades por aqui, por este mundo de candidatos. Ter isso em mente ajuda a não se cobrar tanto.

Bons estudos!


Últimas de _legado_Economia