Sucesso na Carreira: Saiba como reagir aos elogios

Saber reagir corretamente quando recebe uma crítica ou quando tem seu desempenho reconhecido é fundamental

Por O Dia

Rio - Elogios e broncas são comuns a todos os profissionais atuantes no mercado. A reação a estes estímulos é que determinam o perfil do profissional. Saber reagir corretamente quando recebe uma crítica ou quando tem seu desempenho reconhecido é fundamental.

Esses estímulos podem chegar tanto de chefes, quanto de colegas de trabalho ou mesmo de clientes. É importante saber retribuir no caso de elogios e saber ouvir no caso de críticas. Para este último caso, tente refletir no que te levou a cometer aquele erro e pense em formas de não deixar com que isso se repita. Ter maturidade neste ponto é importante, pois discutir sua posição com colegas de trabalho pode acabar gerando fofocas, o que não é favorável em momento algum. Leia mais abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Em um ambiente de trabalho, independentemente de qual seja o cargo, como devo reagir a um elogio do chefe ou de um cliente? , Fernanda Muniz, Catete

No mundo empresarial, convivemos com broncas e elogios dos chefes a todo momento. Ambos fazem parte do dia a dia, seja do escritório de uma mega empresa ou da saleta de administração da lanchonete de bairro, contudo, as broncas são mais comuns que os elogios e talvez por isso, nem todos os profissionais saibam agir corretamente quando têm o seu desempenho reconhecido.

Certamente, receber um elogio é muito mais fácil do que uma bronca, mas, para que o sucesso e o reconhecimento não “subam a cabeça” nem provoquem o ciúme dos colegas, é necessário “dividir os louros”, mantendo assim o espírito de equipe no ambiente de trabalho.

Esta atitude ganha maior importância, se você está na posição de líder. O ponto é: ninguém faz nada sozinho. Por isso, ao ser reconhecido, é importante agradecer e dividir os méritos com as pessoas que o ajudaram. Reconhecer que os resultados não são individuais é um indicador de quem realmente sabe trabalhar em equipe. Por exemplo, ao receber um elogio do chefe, o colaborador pode agradecer o reconhecimento e citar as pessoas que o apoiaram para que aquele resultado fosse alcançado. Este comportamento indica humildade e é adequado para os elogios feitos pessoalmente ou por escrito.

Se, por exemplo, receber um elogio de um cliente por e-mail, o colaborador pode agradecer o reconhecimento respondendo que a equipe trabalha unida e que seu líder tem o objetivo de manter os clientes sempre satisfeitos, copiando os colegas e o chefe. Essa atitude, além da possibilidade de reforçar a imagem positiva da empresa frente aos clientes, parceiros e fornecedores, quem divide “suas glórias” gera um ótimo clima no trabalho e acaba estimulando a harmonia entre a equipe. A cooperação e a motivação do grupo, seja em ambientes de maior ou menor competição, geram ânimo aos envolvidos e tende a garantir bons resultados para a empresa.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ