Por daniela.lima

Rio - Para conseguir aceso à carreira pública é preciso bem mais que vontade. Bons livros, bons professores e um bom cursinho, seja presencial ou online, também contam bastante para o candidato conseguir alcançar seu objetivo final. Além de dedicação e compromisso, que são fundamentais.

Na hora de escolher o cursinho, algumas orientações de alunos e ex-alunos, ou uma conversa com professores, podem colaborar para uma escolha consciente. Existem sites de consulta sobre a qualidade de serviços disponíveis a todos na internet, além das redes sociais.

Definido o método, é hora de se preparar para os estudos. Manter uma uma rotina e não perder o foco vão ajudar, mas sem esquecer que o candidato é o maior responsável por sua aprovação.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gostaria de seguir na carreira pública. Qual a melhor forma para estudar para concurso? Devo procurar um curso?”
Laurindo, por e-mail

Laurindo ,estudar para concurso público é um processo que depende de muita dedicação. Costumo dizer, em muitos casos, que é um projeto pessoal de vida. O curso preparatório é fundamental nesse processo, pois assim você terá contato com professores especializados, estará com os seus “concorrentes”, que têm papel importante no estímulo aos seus estudos inclusive.

Em um curso preparatório você vai conseguir economizar tempo, porque eles apresentam a matéria de forma concisa e dirigida para os concursos. E, com a era digital, você pode optar por um cursinho online. Estudar é difícil; sozinho, então, pode atrasar um pouquinho mais. O curso preparatório vai proporcionar a você outra visão do processo e poderá acelerar seus estudos; porém, é essencial estudar muito, independentemente do curso. Mas verifique sempre o histórico da instituição, seja online ou presencial. Verifique se existem muitas reclamações, e o que os alunos comentam sobre as instituições que escolheram.

Uma boa maneira para você ter uma ideia se a empresa é confiável ou não é pela redes sociais, mais precisamente o Facebook, pois lá você saberá de que forma os alunos estão se relacionando com os cursos e vice -versa. Existe ainda o site do Reclame Aqui, onde você terá uma ideia de queixas.

Não esqueça que você, como candidata, deve ter o compromisso com a sua aprovação e, dessa forma, ter sempre em mente a busca constante para o seu aperfeiçoamento e por resultados cada vez melhores. Tenha sempre na cabeça a máxima de que você deve estudar até passar e não para passar. Aproveite ao máximo as informações adquiridas nas aulas e treine-as, por meio de questões anteriores, nas suas horas vagas, isso servirá para acelerar o processo de aprovação. É importante, também, observar a similaridade de disciplinas nas provas do concurso que você escolher. Bons estudos.



Você pode gostar