Teste grátis indica em qual concurso apostar

Disponível em site curso preparatório, conjunto de perguntas indica para quais cargos públicos o interessado tem perfil e orienta sobre forma de estudo

Por O Dia

Rio - A carreira pública atrai muitas pessoas, principalmente pela estabilidade financeira que oferece, mas por falta de orientação, muitos candidatos acabam optando por cargos aleatórios e tornam-se profissionais frustrados. Pensando nisso, o juiz e professor especializado no assunto, William Douglas e sua equipe lançaram o primeiro teste vocacional online e gratuito voltado especialmente para concursos públicos, o Aponta Concursos.

O teste orienta o candidato ao avaliar seus aspectos comportamentais e motivacionais, sua formação, objetivos, habilidades e interesses. Ao final, com base em um banco de dados de mais de 20 mil concursos e cargos, traça um perfil com orientações profissionais e uma lista com os certames em aberto ou previstos para aquele candidato, com detalhes das vagas, como cargos, remuneração e áreas de abrangência.

“Foram quase 3 anos de planejamento, programação, correções e estudos. O projeto envolveu uma equipe formada por psicólogos, administrador, advogados, programadores e especialistas em concursos públicos, e mapeou mais de 20 mil cargos e, aproximadamente, 5 mil editais em todo Brasil”, explica Douglas. Conhecido também como o “Guru dos concursos”, ele garante que os resultados do teste são objetivos e exatos.

Marcelo Marques, especialista em concursos públicos, percebe claramente entre os candidatos a necessidade de uma orientação prévia sobre quais concursos prestar. “É uma ferramenta importante não somente para os candidatos, mas a sociedade. Pois, quanto mais o servidor público se encaixar e sentir-se satisfeito em seu cargo, melhor será a sua prestação de serviço”, acredita Marques.

Amanda Martins, 37, é advogada e já testou sua vocação no Aponta Concursos. “O teste apresentou concursos que eu já pensava em fazer, mas também trouxe outros que eu nem imaginava que se encaixariam no meu perfil”, diz a advogada.

O psicólogo Conrado Trindade, um dos idealizadores do teste, analisou as respostas de Amanda, e por ela afirmar ser introvertida, mais racional do que sentimental e de gostar de colocar as coisas em prática em vez de ficar na teoria, identifica que ela terá como concursos ideais aqueles ligados a órgãos de fiscalização, agências reguladoras e tribunais.

O teste vocacional está disponível no site www.apontaconcursos.com.br.

Últimas de _legado_Economia