Jogos de loteria impactam taxa de inflação de junho

Informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por O Dia

Rio - Os jogos de loteria tiveram aumento no preço da aposta de 30,80%, no mês passado. Com isso, exerceram o principal impacto individual sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) de junho, que aumentou 0,79% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando os meses de maio e de junho, o aumento nos preços dos jogos de loteria foi 47,50%, reflexo dos reajustes nos valores das apostas, vigentes a partir de 18 de maio. Os gastos com empregado doméstico, com alta de 0,66%, também influenciaram a alta do IPCA de junho, tendo em vista a importância dessa despesa no orçamento das famílias.

O índice de junho ficou acima da taxa de 0,74% registrada no mês de maio. O resultado do primeiro semestre do ano fechou em 6,17%, acima dos 3,75% do primeiro semestre de 2014, registrando a taxa mais elevada para o período de janeiro a junho desde 2003 (6,64%).

O IPCA é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal de um a 40 salários mínimos mensais.

Também exerceu impacto na alta do IPCA de junho o grupo transportes que, sob pressão das passagens aéreas, apresentou variação de 0,7%, sendo influenciado ainda pelos serviços de conserto de automóvel (1,7%), compra de automóveis usados (0,78%) e tarifas de ônibus urbano (0,4%).

Últimas de _legado_Economia