Sucesso nos concursos: Objetivo e foco ajudam nas escolhas

Iniciar os estudos com muita antecedência é fundamental

Por O Dia

Rio - Iniciar os estudos com muita antecedência é fundamental. O ideal é dar preferência quando o órgão anuncia o pedido do concurso, pois esse é um bom espaço de tempo para estudar com qualidade. Quando sai a autorização para o certame, a instituição tem até seis meses para publicar o edital, que vai fornecer mais detalhes sobre a seleção para as vagas.

Mas não espere esse tempo para iniciar os estudos. O edital pode ser publicado antes, de acordo com a necessidade do provimento de vagas. E o candidato que antecipa-se ao edital, com certeza, apresentará melhor desempenho e preparação fortalecida.

Essencial para isso é a uma boa organização e disciplina. Separe, dentro da sua agenda de afazeres, um tempinho para os estudos. Tenha foco e siga em frente.

Por Cláudia Jones

Pergunta e resposta

“Gostaria de orientações sobre como passar em concurso? Ainda não escolhi uma carreira e na maioria das vezes, quando fico sabendo do concurso, já passou a data de inscrição. Tenho Nível Médio.”

Christian, Urca

Fico muito feliz com seu interesse em estabilidade financeira. Aliás, esse é um dos maiores atrativos do concurso público. Você nunca estará à mercê do humor de um chefe que, por algum motivo, não foi com a sua cara.

Claro que, no serviço público a estabilidade é relativa, demissões só acontecem quando o servidor toma atitudes que comprometam a imagem do órgão e cause danos à administração pública. Se você for um bom servidor, terá emprego garantido para o resto da vida.

Existem diferentes áreas que o candidato pode escolher de acordo com seu gosto ou aptidões: área de finanças, bancária, de tribunais, de segurança pública, ambiental, fiscal, e por aí vai. No entanto, o candidato deve olhar para o núcleo de disciplinas específicas para saber se ele terá aptidão para determinada matéria. Claro que, nem todas serão do seu agrado e , neste caso, é questão de se adaptar e treinar muito, não tem jeito.

Com o Ensino Médio, você pode optar por concursos que são grandes oportunidades e que oferecem salário que, muitas vezes, são superiores ao mercado privado. O INSS, por exemplo,exige apenas Nível Médio para os cargos técnicos previstos, e o salário é de mais de R$ 4,6 mil.

O ideal é estudar áreas que têm um núcleo de disciplinas em comum e que possam ser aproveitadas em outros concursos. São elas: Português, Direito Constitucional e Administrativo, Informática e Raciocínio Lógico. Dominando essas áreas , você terá meio caminho andado para passar.

No início, o tempo dedicado aos estudos deve ser pouco, duas horas por dia para cada disciplina, divididas em teoria e resolução de questões, já é o bastante para pegar gosto pelos estudos.

Quando se sentir mais confiante, consequentemente, seu ritmo de estudos aumentará. Boa Sorte.

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Últimas de _legado_Economia