Por bferreira

Rio - Ter a tranquilidade de casa para trabalhar já é uma realidade para muitos brasileiros. Claro que, para um bom desempenho, é preciso concentração. Não perder tempo com distrações típicas, como comer o tempo todo ou ligar a televisão, são importantes para um bom rendimento dos trabalhos em casa.

O melhor do home office é o tempo que não se perde no trânsito. Atualmente, com as diversas obras na cidade do Rio de Janeiro, o trânsito está cada vez mais engarrafado, nos horários de rush principalmente, o que aumenta bastante o nível de estresse das pessoas.

Seja organizado e reserve um espaço na casa para exercer suas atividades. Um local arejado e com iluminação agradável pode ajudar. E não esqueça das pausas para almoço e lanche. Leia mais:

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

Trabalho home office toda sexta feira, mas não estou sabendo lidar com essa nova situação. Como devo me organizar? Moro com meu marido e não temos filhos.

Julia Freitas, São Gonçalo

Prezada Julia, o home office é um estilo de trabalho no qual o colaborador desenvolve suas atividades profissionais a partir de uma estação instalada em sua casa. O surgimento de novas tecnologias, como celulares, smartphones, notebooks e internet, possibilitou maior mobilidade e, aliadas a essas tecnologias, globalização e terceirização dos serviços contribuíram para o desenvolvimento do novo modelo.

Muitos empreendedores atuam com sucesso dessa forma, principalmente advogados, jornalistas, tradutores, profissionais das áreas de gastronomia, turismo e hotelaria. As empresas já adotam essa rotina em alguns dias da semana, como no seu caso. Entre os benefícios, estão produtividade, qualidade de vida do funcionário, economia de energia, água e outras despesas relativas ao quantitativo de profissionais que utilizam o espaço físico de escritórios.

Trabalhar em casa, Julia, tem a vantagem de ser mais cômodo, mas exige muito profissionalismo, autocontrole e disciplina. Escolha um local silencioso, arejado e com boa iluminação. Mantenha o ambiente sempre organizado. Estabeleça uma jornada e cumpra o expediente. Acostume-se a começar sempre no mesmo horário, como se estivesse na empresa. Essa iniciativa ajuda a criar a rotina. Tente gerenciar o andamento de suas tarefas para não acumular trabalho e perder prazos. Comece às 9h, pare por volta das 13h para almoçar e aproveite para resolver algumas questões pessoais, e retorne das 14h as 18h.

Converse com seu marido e explique que você está em horário de trabalho. Concentre-se nas atividades. Não se distraia com ruídos domésticos e resista às tentações da geladeira, da televisão e das redes sociais. Você verá que com seriedade, comprometimento e disciplina é possível administrar o tempo trabalhando em casa de forma produtiva. Até a próxima.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar