Sucesso nas finanças: Economizar, poupar e investir a aposentadoria

Tendo em vista que precisamos começar reformulando os gastos, gastar por conta não vai resolver

Por O Dia

Rio - Estas são etapas importantes para quem decide mudar sua vida fazendo um planejamento financeiro. Tendo em vista que precisamos começar reformulando os gastos, gastar por conta não vai resolver nenhuma situação, principalmente quando achamos que estamos em situação favorável (aposentadoria, indenizações, entre outros) O que fazer, então? No primeiro momento descartar gastos excessivos é uma ótima maneira de começar. É importante reformular tudo: alimentação, vestuário e lazer, procurar formas mais baratas de fazer as mesmas coisas e então começar a pensar em fazer um investimento. Tome cuidado com os desperdícios ou gastos desnecessários. Economizar em uma coisa e gastar mais na outra também não é uma boa opção.

Por Roberto Dias do Amaral

PERGUNTA E RESPOSTA

Minha mãe está para se aposentar. Me preocupa o fato de ela começar a gastar desenfreadamente por conta dessa nova condição. Como posso orientá-la nesses primeiros anos de aposentadoria? Ela atuava como secretária.

Flavia Antunes, Horto

Flavia, todos sabemos que em situações que nos trazem conforto, nem paramos para analisar, apenas fazemos sem pensar nas consequências. Porém, quando falamos de dinheiro, precisamos planejar da melhor maneira, pois o que faremos com o nosso dinheiro só depende de nós. Que economias você quer ter para o futuro? Investir em que? Não ponha em risco tudo que você conquistou ao longo de anos. Por isso pense bem antes de qualquer atitude, do contrário o erro poderá consumir tudo que você conseguiu acumular até hoje.

E se não conseguiu poupar, este pode ser o começo para esta mudança. Educação financeira, nos atos de economizar, poupar e investir, que muitas vezes confundimos como sinônimos, deve ser uma realidade para todos nós. Saber quanto gastamos todo mês, fazer uma projeção para o ano e buscar alternativas para comprar o que sonhamos. Então partimos para uma realidade que, agora planejada, pode ser realidade desde que tenhamos disciplina na execução do que planejamos. Neste primeiro momento o planejamento pode ser difícil, após a elaboração do mesmo deveremos acompanhar cada dia a execução do mesmo. Desta forma poderemos planejar uma compra de imóvel, um carro e até mesmo as compras do dia a dia. Quando planejamos, podemos pensar em investir em coisas maiores. Economizar vai sempre implicar num esforço pessoal de mudança de vida. Muitas vezes poupar não é economizar, se você não consegue mudar sua vida trazendo melhorias para você e sua família. De maneira bem prática, busque controlar seus gastos de maneira a ter um caderno ou uma planilha, que você possa anotar tudo o que receber e todos os seus gastos. Fazendo uma organização antecipada, vislumbrando gastos que serão lançados nos próximos 12 meses.

Roberto Dias do Amaral é coordenador em Ciências Contábeis da Estácio de Sá

Últimas de _legado_Economia