Sucesso nos negócios: Identifique erros e planeje o futuro

Planejar é a palavra-chave para quem quer abrir o próprio negócio e tornar-se um empresário de sucesso

Por O Dia

Rio - Planejar é a palavra-chave para quem quer abrir o próprio negócio e tornar-se um empresário de sucesso. Colocar as ideias no papel para projetar cenários e analisar riscos faz toda a diferença na hora de investir em um empreendimento.

Elaborar um plano de negócios bem detalhado aumenta as chances de sucesso da sua empresa. É importante, também, incluir as estratégias de venda do seu produto ou serviço e simular fluxos de caixa para ter certeza de que vale a pena tocar essa ideia. Usar e abusar das possibilidades que a internet oferece, explorando redes sociais e desenvolvendo blogs para falar mais sobre o seu mercado podem ser grandes aliados para emplacar o seu negócio. Fique atento aos acontecimentos ao redor e boa sorte. Leia mais abaixo.

por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

O que devo levar em conta no início de um negócio? Me preocupo mais com a estratégia de venda ou com o fluxo de caixa?

Leandro Caxias, e-mail

Prezado Leandro, o sucesso de qualquer empreendimento depende de um bom planejamento. Antes de conhecer as estratégias de vendas e definir os controles financeiros, é preciso saber qual a proposta de valor que o seu negócio vai oferecer.

Pense de modo estratégico sobre o que será ofertado. É um produto/serviço novo ou já existente? A que público se destina? Quais os canais de divulgação e como sua empresa irá se relacionar com os clientes? Liste os recursos necessários e veja a necessidade de terceirizar algo.

Avalie as fontes de receita e a estrutura do custo para que a empresa possa funcionar. Por fim, tente identificar os pontos fortes e fracos do negócio e pergunte a si mesmo se vale a pena.

Com esse plano bem detalhado, você poderá antecipar riscos e evitar desperdício de tempo e dinheiro. Agora, vamos tratar da estratégia de venda e do fluxo de caixa. É sempre bom lembrar que a estratégia de venda não se resume apenas a vender mais. A tática é, criar oportunidades que garantam resultados positivos para as partes. Pesquise o comportamento do consumidor e tente se adaptar às necessidades dele. Incentive-o a testes e ofereça benefícios.

Investir na comunicação, usar a internet como ferramenta de trabalho e manter aproximação com os clientes são excelentes estratégias.

Já o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira, que pode ser elaborada em uma planilha de excel, com todas as entradas e saídas de recursos da empresa. Utilizada para controle, o instrumento é fundamental na tomada de decisão, pois indica como será o saldo de caixa para o período projetado.

Como você pode ver, Leandro, os dois aspectos são importantes e deverão estar no plano de negócios para aumentar as chances de sucesso do seu futuro negócio.

Para saber mais, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/RJ pelo 0800 570 0800 e agende uma visita.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia