Sucesso: Saiba a hora certa de errar nos negócios

Para aumentar as chances de sucesso ao iniciar um empreendimento é importante planejar

Por O Dia

Rio - Para aumentar as chances de sucesso ao iniciar um empreendimento é importante planejar. O ideal é construir um modelo preliminar para determinar a proposta de valor a ser oferecida aos clientes e investigar se a ideia atende às necessidades do mercado atual.

Uma ferramenta eficaz de planejamento é o Business Model Canvas, mais conhecido como modelo Canvas de Negócio. A ferramenta ajuda quem quer iniciar um negócio no sentido de organizar as ideias e colocar, literalmente, a ideia no papel. O modelo Canvas sugere que sejam utilizados pequenos papeis autoadesivos que, ao decorrer do projeto, irão mudar de lugar dentro do quadro organizados com as demandas “o que?, “para quem?”, “como?” e “quanto?”

Saiba mais abaixo.

por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

Como posso montar um modelo preliminar do meu projeto, de forma que possa ser manipulado e efetivamente testado no mercado?

Pamela Fraga, e-mail

Prezada Pamela, a iniciativa de montar um modelo preliminar ou protótipo é excelente e eu recomendo, pois nem sempre boas ideias se traduzem em negócios bem-sucedidos. Empreendedores de sucesso conhecem e aplicam a máxima: “Falhe rápido para falhar melhor”.

Para montar e testar sua ideia, sugiro usar o modelo de negócios Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que serve para planejar e visualizar as principais funções do negócio e suas relações de modo a auxiliá-la nos processos de criação, diferenciação e inovação para conquistar clientes.

Faça um retângulo com quatro partes: o que, para quem, como e quanto, que deverão ser preenchidas com adesivos autocolantes para que você possa acrescentar, retirar ou realocar as ideias. No campo “o que”, determine a proposta de valor do seu negócio. Em “para quem”, você deve pensar no segmento de clientes que atingirá, como será o relacionamento com eles e os canais adequados. O “como” reúne as atividades principais do negócio, os recursos que serão utilizados e as pessoas envolvidas, além de possíveis parcerias. Por fim, o “quanto” deve ser preenchido com a estrutura de custos e as fontes receitas.

O importante, Pamela, é identificar as partes da ideia que funcionam e quais vão precisar de ajuste e/ou mudanças, sem assumir riscos financeiros ou de imagem. Além da vantagem técnica, o protótipo permite vislumbrar o modelo de negócio mais adequado.

Perceba que modelo de negócios não é sinônimo de plano de negócios: a análise e reflexão de um modelo possibilita a elaboração de um plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Saiba que, mudanças no modelo implicam automaticamente em atualizações no seu plano de negócios.

O Sebrae/RJ oferece consultorias para a elaboração de modelos de negócios. Saiba mais em 0800 570 0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia