Por bferreira

Rio - Evitar supérfluos na hora das compras é uma boa medida para o consumidor cortar gastos diante do cenário de crise econômica no país. Embora as opções na prateleira sejam fartas, apenas um produto pode dar conta de diferentes tarefas na limpeza da casa no dia a dia.

Produtos de diferentes cores, aromas, formatos podem atrair a atenção do consumidor no mercado. Procurando superar a concorrência, as marcas disponibilizam opções para tipos específicos de materiais.

Ainda que elas sejam muito eficientes, o velho sabão e cloro também podem dar conta do recado, por exemplo.

Confira como o especialista aconselhou a leitora Maria Luiza, de Copacabana, a unir praticidade e economia sem deixar de cuidar da higiene do lar.

PERGUNTA E RESPOSTA

Estou recém - casada e começando a organizar as compras de supermercado. Fico confusa na hora de comprar produtos de limpeza, pois são muito específicos e caros. Será realmente necessário utilizar um produto para cada área da casa ? Não é apenas uma maneira da indústria ganhar mais dinheiro com o consumidor ?

Maria Luiza, Copacabana.

Sua pergunta tem muito fundamento mas as respostas podem ser “sim” ou “não”.

“Sim”, no sentido de que a indústria procura sempre agregar valor a sua linha de produtos,lançando novas tecnologias e, consequentemente, são produtos mais caros e quase sempre com maior rentabilidade para eles. E “não”, no sentido de que, tanto a indústria como o consumidor, buscam produtos que facilitem o dia a dia da sociedade e que cada parte da casa tem sua característica, existindo produtos especificos para este ou aquele tipo de limpeza.

Há produtos desengordurantes próprios para a cozinha , ou a base de cloro e anti-mofo mais voltados para banheiro que, que pelo odor forte pode criar problema se for usa em cozinha, com a alimentos.

No mercado achamos diversos produtos desde os bactericidas , alvejantes para a retirada de manchas de roupas brancas ou coloridas, produtos de alta concentração para ser diluído ou de tecnologia de ponta que não utiliza água para limpeza diária, criados especificamente para a questão sustentável de cuidado com a utilização da água em nosso planeta, produtos biodegradáveis e ecologicamente corretos e etc. Enfim, uma tecnologia avançada para que, além de facilitar a vida do consumidor, tenha atenção à sustentabilidade do planeta. Com certeza são produtos ainda com valor agregado e desembolso alto. Isto se você quiser praticidade e diferencial.

Mas você não precisa, necessariamente, gastar muito com estes produtos. A água, o sabão e cloro facilitam 99% da sua vida quanto à necessidade de limpeza de sua casa. Pode não ser prático nem tão agradável quanto a outros produtos mais elaborados, mas resolve e tem seu valor.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar