Por bferreira

Rio - O Brasil está vivendo um período econômico difícil, com muitas demissões, e não se sabe exatamente quando esta fase irá passar.

Com o número de vagas no mercado de trabalho diminuindo, quem quer conquistar um emprego precisa se preparar melhor antes da entrevista de seleção.

Durante a entrevista, o candidato precisa destacar tanto experiências de trabalhos anteriores quanto suas maiores habilidades. Para isso, é preciso preparar um roteiro com alguns dos seus diferenciais para despertar o interesse do entrevistador como, por exemplo, falar da sua capacidade de trabalhar em equipe e da vontade de aprender coisas novas e de sua predisposição.

Veja abaixo algumas dicas sobre como se destacar durante a entrevista de seleção

PERGUNTA E RESPOSTA

Fui demitido do meu atual emprego e estou enviando currículos para diversas empresas. O que devo fazer para me destacar na hora da entrevista?

Luciano, Glória

Olá Luciano, geralmente, quem quer reingressar no mercado de trabalho envia vários currículos para diversas empresas na tentativa de ser chamado para pelo menos uma das vaga de trabalho. Mas é preciso ter em mente que, em tempos de economia desaquecida, apenas cerca de 10% dos currículos enviados serão convertidos em entrevistas. Assim, dependendo do setor pretendido, para ser chamado a cinco entrevistas, o candidato precisaria distribuir currículos em 50 empresas.

Vale lembrar que um bom currículo é apenas o primeiro passo. É na entrevista que sua imagem precisa ficar gravada de forma positiva para a futura empresa.

O entrevistador procura escolher o candidato que vai dar mais resultados, tem melhor formação, experiências e vontade de crescer. Então, o candidato deve manter o foco em detalhar com clareza os resultados que alcançou em experiências profissionais anteriores.

Mostrar que tem planos para crescer na carreira, mencionando os cursos que fez e quais pretende fazer para adquirir novas habilidades, também pode ser decisivo para ser escolhido entre os entrevistados.

Uma boa forma do candidato se diferenciar é ter cursos, por exemplo, de MBA ou extracurriculares como cursos técnicos ou administrativos. Além da graduação, ter outros cursos no currículo indica que o candidato está sempre buscando se atualizar profissionalmente.

A dica aqui é fazer, no mínimo, um curso de curta duração por ano.

Outra importante forma do candidato se destacar na entrevista é apresentando as competências valorizadas pelo mercado. Relatar as boas experiências de trabalho em equipe ou as soluções propostas para os problemas do dia a dia são diferenciais comportamentais buscados pela maioria das empresas e pesam positivamente na hora do entrevistador fazer a escolha. Boa sorte.

Você pode gostar