Sucesso: Economize nas compras de flores e velas

A compra em conjunto, isto é, com amigos e vizinhos também ajuda e muito a ter uma redução de preço

Por O Dia

Rio - Para os consumidores de grande volume de determinados produtos recorrentes, como velas e flores, é sempre melhor descobrir um fornecedor que lhes ofereça os mesmos produtos por atacado. A compra em conjunto, isto é, com amigos e vizinhos também ajuda e muito a ter uma redução de preço que, na maioria das vezes, e dependendo da categoria pode gerar uma diminuição de até 50% no desembolso final. Aproveitar oportunidades de promoções que aparecem para abastecer o seu estoque é de suma importância, desde que valha realmente a pena.

O importante é ter noção de que se pode ou não armazenar estoque dos produtos que podem ser adquiridos desta forma e ter empresas de constância de fornecimento e de boas práticas comerciais.

por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

Sou católica praticante e,em minha devoção, compro todos os meses muitas velas e flores. Mas, outubro é um mês que sempre gasto mais devido aos santos que tenho maior devoção. Tenho visto aumento de preços destes dois itens nos últimos tempos. Onde e como você me sugere comprar para que eu não gaste tanto?

Marly Vieira, Tijuca

Marly, temos, nesse caso, duas categorias de produtos onde os preços não são regidos muito por concorrência de mercado e que têm uma influência muito grande das variações econômicas atuais. Quando um setor não tem concorrência, é comum que os preços subam com mais frequência.

As velas que a grande maioria compra é feita de parafina, derivada do petróleo e as flores de corte, que é um mercado que cresce a cada dia. A variação cambial e a exportação têm influenciado diretamente nestes dois itens.

De qualquer maneira a oportunidade de se comprar estes produtos com preços mais baixos é de procurá-los em distribuidores específicos e adquiri-los em volume. Para isto, além de se unir a amigos e pessoas que têm este mesmo objetivo, buscar locais de compras de volume farão todo o diferencial para a aquisição daquilo que você está querendo comprar.

Quanto as velas os atacados, distribuidores e lojas de artigos religiosos são os mais adequados para se comprar estes itens. Pode-se ter reduções de preços de 30% a 50% no valor de compra em comparação ao preço dos supermercados normais. São produtos que podem ser armazenados por prazo indeterminado, compensando a compra em volume.

Quanto as flores a situação é um pouco diferente pois é um produto altamente perecível e com certa sazonalidade: não se tem como se estocar por mais de 1 dia. As melhores opções são o Ceasa e a Cadeg, além de feiras e hipermercados . Estes últimos em épocas de celebração como Dia das mães, Finados e Reveillon, quando , devido a grande negociação de compra sazonal com os produtores são bem competitivos e fazem frente à própria Cadeg e ao Ceasa.

Organize-se, junte suas amigas de fé e aproveite a compra compartilhada, pesquise e pechinche , com certeza sua economia será muito grande.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Últimas de _legado_Economia