Por felipe.martins
Publicado 21/10/2015 23:15

Brasília - Pela segunda vez seguida, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia, a taxa Selic. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve nesta quarta-feira o índice em 14,25% ao ano. Os juros estão neste nível desde o fim de julho.

A taxa é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).Em comunicado, o BC mostrou preocupação com o patamar atual da inflação. “O comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária. O Copom ressalta que a política monetária se manterá vigilante para a consecução desse objetivo”, destacou o texto do BC.

PRÉVIA DA INFLAÇÃO EM ALTA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é considerado a prévia da inflação oficial do país, subiu 0,66% este mês, após alta de 0,39%, informou ontem o IBGE. Trata-se do maior nível para um mês de outubro desde 2002, quando o indicador subiu 0,90%.No acumulado em 12 meses até outubro, a alta do IPCA-15 chegou a 9,77%, contra 9,57% no mês anterior.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias