Sucesso nas finanças: Economia também exige disciplina

Quando a empresa ainda é pequena, algumas funções podem ser executadas por pessoas terceirizadas ou ainda prestadores de serviço

Por O Dia

Rio - O trabalho em casa tem as suas vantagens em termos de economia de dinheiro. Você não precisa gastar com transporte para ir e voltar do trabalho, pode lanchar e almoçar na sua própria cozinha. Mas é possível tomar algumas medidas para diminuir ainda mais as despesas no trabalho em casa. Quando chegar a hora certa, atualize só o necessário.

Tire todo o proveito de publicidade gratuita. Crie rotinas como se você estivesse indo para um trabalho externo e envolva todos neste processo. Assim seu pequeno negocio poderá crescer e render mais. Procure um profissional para ver suas instalações elétricas e sua conexão com a internet para não ter nenhuma surpresa. Busque alternativas sempre conforme sua realidade. Trace metas e busque atingí-las mensalmente.

Por Roberto Dias do Amaral

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero começar a vender uns doces que aprendi a fazer com receitas da família, que dão super certo. Vai ser via internet mesmo, pois não tenho como pagar o aluguel de uma loja física. O que preciso fazer para não ter gastos supérfluos, pois a grana esta curta?”

Cristina Almeida, Penha

O primeiro passo para partir para uma luta contra o desperdício é o uso consciente de todas as atividades da empresa. A começar pela matéria prima que você utiliza para fazer seus doces. Adquirir sempre produtos de primeira qualidade. O ambiente para fabricação dos doces deve ser bem limpo e arejado. O cuidado com produtos comestíveis deve se sua maior meta.

Vale lembrar que produtos alimentícios devem ser submetidos a vigilância sanitária. Pode parecer perda de tempo, mas antes de comprar ou contratar um serviço, compare, no mínimo, três orçamentos, pensando também na qualidade. Verifique a possibilidade de promover outras empresas que não sejam concorrentes, assim você pode economizar um pouco da verba do marketing. Evite fazer compras pequenas. Para evitar desperdícios, ou seja, procure fazer a comprar para uma certa quantidade produzida e sempre produza aquela quantidade.Estipule dias certos para comprar materiais de reposição e verifique a possibilidade de comprar sempre no atacado.

Quando a empresa ainda é pequena, algumas funções podem ser executadas por pessoas terceirizadas ou ainda prestadores de serviço. Busca alternativas para divulgar ainda mais seu produto como panfletos populares distribuídos na vizinhança e até mesmo pela internet nos sites de grande movimentação. Verificar a possibilidade de planos de energia e telefonia compatíveis com as novas necessidades do seu negócio. Assim como em uma empresa, crie horários para tudo. Trace metas de produção e vendas.

Coloque tudo na ponta do lápis. Não esqueça de nada, inclusive de que maneira vai ser entregue o produto. Fazendo este planejamento completo, da hora da compra do material até a hora da fabricação, tudo ficara sobre controle.

Roberto Dias do Amaral é coordenador em Ciências Contábeis da Estácio de Sá

Últimas de _legado_Economia