Bancos não recebem eSocial

Duas instituições não reconheceram pagamento do boleto único do Simples Doméstico

Por O Dia

Rio - O eSocial, o Simples Doméstico, ainda não simplificou a vida de contribuintes e empregados que precisam pagar a guia única de impostos do trabalhador doméstico. Apesar de diversos bancos estarem credenciados a receber o pagamento da guia, há duas semanas, uma contribuinte do Rio tentou pagar nas agências do Banco do Brasil e do Itaú Unibanco e em uma casa lotérica mas não teve sucesso. Só conseguiu pagar na Caixa Econômica Federal (CEF).

A Receita Federal informou que ainda não credenciou lotéricas para este pagamento mas que os 17 bancos da rede arrecadadora, entre eles o Banco do Brasil (BB) e o Itaú, são obrigados a receber Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).

Deisedoris passou o dia inteiro tentando pagar os direitos trabalhistas de sua empregada doméstica%3B ela espera soluções no próximo mêsMárcio Moraes / Agência O Dia

Mas não foi o caso da designer gráfica Deisedoris de Carvalho, 52 anos. No último dia 16, ela foi a uma agência do Itaú, no Centro, para pagar o boleto mas, segundo ela, a instituição financeira não reconheceu o pagamento em nenhum canal de atendimento. Depois, procurou a lotérica e o BB, na Candelária, mas não adiantou.

“Não estavam reconhecendo o pagamento. Depois, procurei a lotérica. Lá, me mandaram ir ao BB, e um atendente me disse que não estavam recebendo pagamento do eSocial. Só consegui na Caixa”, relatou. Procurado, o Itaú Unibanco informou que está recebendo o pagamento e que o problema pontual. Segundo o banco, na última quinta-feira, a mesma situação aconteceu em uma agência também do Centro.

Já o Banco do Brasil esclareceu que recebe as guias do e-Social normalmente, dentro do prazo do vencimento, em todos os canais que disponibiliza para clientes e não clientes. No entanto, segundo a Receita, “os canais de relacionamento com o cliente pode variar de banco para banco”. Alguns podem aceitar apenas em guichê de caixas, terminais de autoatendimento ou internet. 

Site terá opção para pagar 13º

Os empregadores que ainda não pagaram o eSocial têm até o dia 30 de novembro, que é quando vence o prazo. Inicialmente, o pagamento deveria ter sido feito até o dia 6 deste mês, mas o governo adiou esse prazo por conta de problemas no site.

Os contribuintes também devem ficar atentos às mudanças previstas na página do eSocial. Na guia para pagamento de impostos de dezembro — referente aos vencimentos de novembro —. será incluído o pagamento do 13º salário.

Segundo a Receita Federal, A opção estará disponível até 1º de dezembro, e o vencimento do pagamento dos tributos será até o dia 7 de dezembro. Também será possível informar o desligamento de empregados a partir de dezembro. O cálculo das verbas rescisórias também deverá ser informado.

Últimas de _legado_Economia