Por bferreira

Brasília - O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse ontem que tem a expectativa de reverter, nos próximos meses, a projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, apostando que o Brasil conseguirá atrair mais investidores em obras de infraestrutura. Ele afirmou que a recuperação das exportações também ajudará a reverter a retração do PIB.

Em documento enviado na segunda-feira à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, o governo estimou queda de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem. A previsão substitui a proposta anterior de crescimento equivalente a 0,2%, em análise na CMO. Os números do documento enviado pelo Ministério do Planejamento trazem a revisão dos parâmetros econômicos que subsidiam a elaboração da proposta orçamentária para 2016.

Barbosa disse que, como toda projeção, a estimativa do governo também está sujeita a revisões. “Estamos trabalhando para que o crescimento se recupere o mais rápido possível. É bom lembrar que essas projeções são atualizadas toda semana pelo boletim do Banco Central Focus (que divulga sondagens feitas analistas do mercado financeiro) e essas projeções indicam que podemos recuperar o crescimento mais rapidamente”, afirmou.

Você pode gostar