INSS define o calendário de pagamentos para 2016

Crédito dos benefícios de mais de 32 milhões de segurados será feito entre os últimos cinco dias úteis e os primeiros dias de cada mês

Por O Dia

Rio - Os mais de 32 milhões de aposentados, pensionistas e segurados que recebem algum tipo de benefício previdenciário do INSS em todo o país podem planejar o orçamento do próximo ano. As datas de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios já foram definidas pela Previdência para 2016. O calendário de crédito (confira ao lado) seguirá o mesmo critério de anos anteriores, sempre considerando o final dos cartões de pagamento excluindo o dígito verificador, ou seja, a última unidade, após o traço. 

O INSS começará a pagar os benefícios sempre nos últimos cinco dias úteis de cada mês para os segurados que recebem até um salário mínimo, atualmente em R$788. Esse grupo possui finais de cartão 1, 2, 3, 4 e 5. O pessoal que ganha o piso nacional e possui os cartões terminando em 6, 7, 8, 9 e 0 vai receber nos primeiros cinco dias úteis do mês subsequente.

Tabela mostra as datas de pagamentos Arte O Dia

Esse mesmo critério será usado pelo ministério para liberar os pagamentos dos aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo. Neste caso, os mais de 9 milhões de segurados também terão o crédito liberado entre o primeiro e o quinto dia útil do mês seguinte.

DEZEMBRO DE 2015

Os benefícios deste mês de quem ganha até um mínimo começam a ser depositados no dia 22. O calendário de pagamento de dezembro para esse segmento vai até o dia 8 de janeiro de 2016. Para os segurados que recebem mais do que o piso, os créditos serão feitos a partir do dia 4 de janeiro do ano que vem.

Últimas de _legado_Economia