Inmetro fiscaliza vendas para o Natal

Operação Papai Noel fiscalizará o comércio para impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares

Por O Dia

Rio - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou ontem em todo o país a Operação Papai Noel, que fiscalizará o comércio com o objetivo de impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares ou de procedência duvidosa que apresentem perigos para o consumidor.

“A gente sabe que esse tipo de produto tem maior venda nesse período. E por ter maior incidência no comércio, produtos irregulares podem aparecer no mercado”, diz o chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, Marcelo Monteiro.

No caso de brinquedos e bicicletas, a operação pretende identificar produtos que não tenham passado pelo processo de certificação. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificarão as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugue e tomada. “É uma questão de segurança para o consumidor”, disse Monteiro.

Os produtos certificados, como bicicleta, brinquedos e luminária natalina tipo pisca-pisca, devem conter o selo do Inmetro, além dos dados do fabricante ou do importador, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o país de origem. As informações devem estar escritas em português.

Últimas de _legado_Economia