Taxa de desemprego recua para 7,5% no mês de novembro

Contratação de fim de ano faz índice baixar

Por O Dia

Rio - A taxa de desemprego do país ficou em 7,5% em novembro recuando 0,4 ponto percentual frente ao mês anterior, quando chegou a 7,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, realizada nas seis regiões metropolitanas (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre). No entanto, é o maior para meses de novembro desde 2008. Em 2014, a taxa foi de 4,8%.

Segundo o IBGE, a redução da taxa de outubro para novembro deve-se a contratações temporárias de fim de ano, dando alívio ao mercado de trabalho. Já o aumento na comparação anual é resultado da recessão econômica.

A população desocupada, de 1,8 milhão de pessoas, ficou estável em relação ao mês anterior, mas cresceu 53,8% frente a novembro de 2014. O número de pessoas ocupadas ficou em 22,5 milhões, estável em relação a outubro, mas 3,7% inferior a novembro do ano passado.

O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, de 11,3 milhões, também se estabilizou em relação a outubro e recuou 4,6% na comparação com novembro de 2014.

Últimas de _legado_Economia