Por bferreira
Publicado 19/12/2015 00:23 | Atualizado 19/12/2015 00:50

Rio - Os proprietários de imóveis no Município do Rio vão arcar com aumento de 10,71% de aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no ano que vem. O percentual corresponde ao acumulado da inflação no ano medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), do IBGE. A correção foi divulgada ontem pela Prefeitura do Rio.

Veja o calendárioReprodução

O município também liberou o calendário de pagamento das cotas do IPTU em 2016. De acordo com a Secretaria de Fazenda, os carnês terão datas de vencimento diferenciadas. Elas variam conforme o final do número da inscrição imobiliária.

Quem possui imóvel com final de 0 a 5 deve pagar a cota única ou a primeira parcela no dia 3 de fevereiro. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9 têm a data de vencimento no dia 4. Já o contribuinte que fizer o recolhimento em cota única terá desconto de 7% no valor total do carnê, o mesmo percentual concedido em 2015 pela prefeitura.

Os carnês começam a ser distribuídos a partir de janeiro. Os contribuintes que participam do programa Nota Carioca e direcionaram créditos para ter abatimento já vão receber os boletos com o imposto reduzido.

A segunda via estará disponível nos postos da Secretaria de Fazenda, a partir do dia 22 do mês que vem e nohttp://iptu.rio.rj.gov.br.

Quem tiver devendo o IPTU deste ano, também terá o valor reajustado com a virada do ano. Um comunicado com o guia para pagamento será enviado aos devedores para que o imposto seja pago sem a correção da inflação até o fim deste ano.

Você pode gostar