Faetec oferece 69,3 mil vagas de cursos gratuitos

Inscrições para aulas profissionalizantes começam sexta-feira. Candidatos precisam ter entre 14 e 18 anos e o Ensino Fundamental

Por O Dia

Rio - Jovens e adolescentes interessados em fazer cursos profissionalizantes gratuitos vão ter oportunidade de disputar umas das quase 70 mil vagas que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai oferecer este ano. As inscrições para a primeira rodada começam na sexta-feira para concorrer a uma das 170 opções de cursos. Ao todo, a fundação oferece 69.321 oportunidades.

Entre as 170 opções de cursos profissionalizantes gratuitos%2C a Faetec oferece aulas de salgadeiroDivulgação

O cadastro termina no dia 24. Conforme a fundação, o candidato pode se cadastrar em até duas disciplinas diferentes, sendo que uma delas deve ser informática ou idiomas.

O interessado precisa ter entre 14 anos e 18 anos de idade, dependendo do curso, e já estar com o Ensino Fundamental concluído. O sorteio das vagas ocorrerá no dia 26 deste mês.

O cadastro deverá ser feito unicamente por meio do site (www.faetec.rj.gov.br). É preciso acessar a página e ir ao link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”.

Segundo a Faetec, serão aulas ministradas para funções como de assistente administrativo, assistente-financeiro, auxiliar de cozinha, cabeleireiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, informática, montador e reparador de computadores, salgadeiro e vendedor. Além dessas oportunidades, há ainda 20 mil vagas para diversas atividades nos setores artístico-culturais e físico-esportivas que são desenvolvidas na entidade.

“É muito importante ofertarmos boas oportunidades no início do ano para que a população possa se preparar de forma qualitativa para as necessidades do mundo do trabalho. A economia do Estado do Rio só tende a crescer quando a mão de obra é comprometida e dedicada a exercer um bom desempenho profissional”, afirma o presidente da entidade, Wagner Victer.

EMPREGABILIDADE

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, os cursos de qualificação profissional gratuitos da Faetec aumentam a chance para quem está em busca do primeiro emprego.

De acordo com a entidade, os cursos oferecidos têm duração de 10 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, que será completado em um mês.

Após a publicação dos nomes dos sorteados no site da fundação, os candidatos escolhidos no processo terão entre os dias 27 e 30 para efetivar a matrícula. As aulas este ano vão começar no dia 22 de fevereiro.

Últimas de _legado_Economia