Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Após o impasse nas negociações por reajuste salarial, os aeronautas e aeroviários farão uma paralisação nacional, das 6h às 8h desta quarta-feira, em 12 aeroportos do país, incluindo o Santos Dumont e o do Galeão, no Rio. Segundo os sindicatos que representam as categorias, a mobilização deve afetar 300 voos previstos para o período.
Em assembleia realizada na semana passada, as categorias decidiram cruzar os braços depois de as empresas aéreas oferecerem reajuste parcelado e não retroativo à data-base, que foi no dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios retroativo à data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.
Publicidade
Para evitar a paralisação total dos voos e atendimento nos aeroportos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta terça-feira que 80% dos trabalhadores mantenham suas atividades durante durante o período de carnaval. Em caso de descumprimento da ordem, a multa diária será de R$ 100 mil. A decisão foi feita por meio de liminar, em ação ajuizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra 12 entidades sindicais das categorias dos aeronautas e aeroviários, que anunciaram a paralisação parcial das atividades amanhã. Passageiros que tiverem com voos para esses horários devem entrar em contato com as empresas aéreas. Algumas anunciaram a remarcação de voo e o reembolso integral de passagens.