Por felipe.martins

Rio - Em tempos de dólar alto e queda nas vendas no mercado interno, empreendedores vislumbram boas oportunidades no comércio exterior. Pesquisa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) demonstrou que 2.036 micro, pequenas e médias companhias brasileiras exportaram mercadorias, entre janeiro e agosto do ano passado, somando US$ 1,89 bilhão, por conta da alta da moeda. Os números encorajam micro e pequenos empresários, mas é preciso não confundir oportunidade com oportunismo. Para entrar no comércio internacional, é preciso conhecer o mercado externo e um Plano de Negócios para isso.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho uma confecção de roupas de praia e penso em exportar aproveitando a alta do dólar. Você recomenda?”, Tatiane Malfita,  por e-mail

Prezada Tatiane, o comércio exterior tem apresentado boas oportunidades para os empreendedores. Com a queda nas vendas no mercado interno, pode ser uma ótima alternativa, desde que você esteja preparada. É preciso lembrar que a decisão de exportar tem que fazer parte das estratégias definidas no plano de negócios de sua empresa e não uma opção momentânea.

O primeiro desafio é definir em que mercado você deve entrar e qual seria o país que aceitaria com mais facilidade o seu tipo de produto. No geral, a moda praia brasileira, com sua diversidade de estampas e modelos, é muito bem aceita na Europa e nos Estados Unidos, onde há uma das maiores feiras do setor, em Miami. O mercado internacional tem valorizado o que é genuinamente brasileiro, com um ‘quê’ de artesanal, em peças que mostram a energia criativa do país.

Mas não é só a beleza que vai atrair o comprador. Atuar no comércio exterior exige muito planejamento e conhecimento sobre sua capacidade produtiva. Procure pesquisar sobre o mercado em que você pretende atuar. Exportar não é golpe de sorte. Exige preparação e troca de informações. Nossos consultores estão à disposição. Ligue para 0800 570 0800 e agende visita.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ

Você pode gostar